Descobrindo e gerenciando dispositivos usando o XClarity Management Hub 2.0
O Lenovo XClarity Orchestrator descobre e gerencia dispositivos compatíveis por meio do XClarity Management Hub 2.0.
REVISADO por Tingting Feng: 18-Out-2023
REVISADO POR Corneliu P, Luiza M: 11–Jan-2024
Para obter mais informações sobre como descobrir e gerenciar dispositivos em XClarity Orchestrator, consulte Descobrindo e gerenciando dispositivos.
Os dispositivos podem ser descobertos das maneiras a seguir.
Descobrir automaticamente dispositivos
Os hubs de gerenciamento descobrirão automaticamente dispositivos compatíveis em seu ambiente a cada cinco minutos sondando dispositivos gerenciáveis que estão na mesma sub-rede IP que o hub de gerenciamento usando o protocolo SSDP.
ImportanteVerifique se o SSDP está habilitado no Baseboard Management Controller em cada dispositivo, bem como em roteadores em seu ambiente. Para dispositivos ThinkSystem, clique em na interface da Web doLenovo XClarity Controller. Usar um serviço DNS para descobrir dispositivos
É possível usar o serviço DNS para descobrir servidores ThinkSystem e ThinkEdge adicionando manualmente um registro de serviço (registro SRV) ao servidor de nomes de domínio (DNS) e, em seguida, habilitando a descoberta de DNS no Lenovo XClarity Controller (clique em na interface da Web do XClarity Controller, clique na guia DNS e DDNS, selecione Usar DNS para descobrir e, em seguida, selecione o gerenciador de recursos na lista do XClarity Manager).
O registro de serviço deve incluir as informações a seguir para DNS baseado em ADS.Propriedade Valor Domínio Seu domínio raiz Serviço _lxca Protocolo _tcp Prioridade 0 Peso 0 Número da porta 443 Host que oferece esse serviço Nome de domínio totalmente qualificado (ou o endereço IP) Descobrir manualmente dispositivos
No portal do XClarity Orchestrator, é possível descobrir manualmente dispositivos compatíveis em outras sub-redes usando endereços IPv4 específicos, nomes de domínio totalmente qualificados, intervalo de endereços IP ou sondando dispositivos gerenciáveis em sub-redes IP específicas.
Para descobrir o dispositivo, clique em XClarity Orchestrator, clique em Entrada Manual, selecione Dispositivos que respondem ao protocolo de descoberta de serviço, selecione Manual e, em seguida, siga as etapas restantes no assistente para identificar os dispositivos que você deseja descobrir e o hub de gerenciamento que você deseja usar para a descoberta.
na barra de menus do
Os dispositivos descobertos são listados na página Descobrir e gerenciar novos dispositivos. Para gerenciar dispositivos descobertos, selecione os dispositivos de destino, clique no ícone Gerenciar dispositivos selecionados () e siga as etapas no assistente.
Se um dispositivo for descoberto por mais de um hub de gerenciamento e o dispositivo for listado na página Dispositivos não gerenciados para cada hub de gerenciamento que o descobriu, ordenado com base no carimbo de data e hora da descoberta. Ao gerenciar um dispositivo, é possível escolher o dispositivo que foi descoberto pelo hub de gerenciamento que você deseja usar para gerenciamento. Um dispositivo pode ser gerenciado pelo XClarity Orchestrator por meio de apenas um hub de gerenciamento.
Garanta que os dispositivos que você deseja gerenciar sejam compatíveis com o hub de gerenciamento. É possível encontrar uma lista completa de dispositivos compatíveis, níveis mínimos de firmware necessários e limitações do Servidores XClarity Management Hub 2.0.
Verifique se o firmware mais recente está instalado em cada dispositivo que você deseja gerenciar.
Garanta que todas as portas necessárias de comutador e firewall estejam abertas antes de tentar gerenciar dispositivos. Para obter informações sobre portas, consulte Configurando a rede do XClarity Management Hub 2.0.
Cria um nome de conta do usuário XC1_MGR_{last 8 chars of hub UUID} com uma senha criptografada no Baseboard Management Controller para o dispositivo. A senha é trocada de forma automática e regularmente.
Após o processo de gerenciamento ser concluído, o hub de gerenciamento usa essa conta do usuário XC1_MGR_* para se conectar ao dispositivo para fins de gerenciamento. As credenciais fornecidas durante o processo de gerenciamento não são mais usadas pelo hub de gerenciamento.
Adiciona assinaturas ao dispositivo para o envio de dados de eventos e métricas ao hub de gerenciamento.
Coleta o inventário e os dados vitais do produto.
Coleta dados métricos, incluindo análise de falha preditiva de memória (MPFA).
Salva informações confidenciais no cofre.
Gera novamente o certificado HTTPS no servidor se o certificado HTTPS atual for autoassinado ou assinado por outro hub de gerenciamento. O certificado HTTPS é válido por 90 dias. O hub de gerenciamento gera novamente o certificado HTTPS no servidor novamente 45 dias antes de expirar.
NotaSe o certificado HTTPS for assinado por terceiros, os hubs de gerenciamento enviarão apenas eventos e alertas aoXClarity Orchestrator sete dias antes da data de expiração.
Se o endereço IP de um dispositivo gerenciado for alterado, você deverá cancelar o gerenciamento do dispositivo e, em seguida, gerenciá-lo novamente.
A conta do usuário de gerenciamento e as assinaturas de evento e de métricas são removidas do dispositivo.
Informações confidenciais no cofre, inventário, dados vitais do produto, encaminhadores de eventos entre o dispositivo e o hub de gerenciamento, e eventos e alertas que foram gerados pelo dispositivo são descartados no hub de gerenciamento.
Eventos que foram gerados para o dispositivo pelo hub de gerenciamento ficam retidos no hub de gerenciamento.
Considerações sobre o dispositivo
Servidores ThinkSystem
Alguns servidores ThinkSystem aceitam dois endereços IP XCC. Se dois endereços IP XCC estiverem presentes:
Verifique se cada endereço IP XCC está configurado em sub-redes separadas.
O hub de gerenciamento pode usar apenas um endereço IP XCC para gerenciar um servidor. Se o hub de gerenciamento descobrir dois endereços IP XCC para o mesmo servidor, apenas o endereço IP com o número menor será listado na tabela de dispositivos descobertos.
O endereço IP que você usa para gerenciar o servidor se tornará o endereço IP de gerenciamento. Se houver um problema de conectividade com o endereço IP, o hub de gerenciamento não fará failover para usar o segundo endereço IP XCC.
Servidores ThinkSystem SR635 e SR655
Garanta que um sistema operacional esteja instalado e que o servidor tenha sido inicializado para o SO, mídia inicializável montada ou efishell pelo menos uma vez para que o hub de gerenciamento possa coletar o inventário desses servidores.
Verifique se a IPMI sobre LAN está ativada. O IPMI sobre LAN é desabilitado por padrão nesses servidores e deve ser habilitado manualmente para que os servidores possam ser gerenciados. Para habilitar o IPMI sobre LAN na interface da Web do ThinkSystem System Manager, clique em
. Talvez seja necessário reiniciar o servidor para ativar a mudança.