Pular para o conteúdo principal

Configurando o XClarity Orchestrator em um sistema local

Instale e configure o dispositivo virtual do Lenovo XClarity Orchestrator em um sistema em seu ambiente local.

Antes de iniciar

Verifique se você analisou os pré-requisitos, incluindo requisitos de hardware e recomendações, para XClarity Orchestrator (consulte Hardware e software compatíveis – XClarity Orchestrator).

Verifique se todas as portas apropriadas estão ativadas, incluindo portas exigidas pelo XClarity Orchestrator (consulte Disponibilidade de porta – XClarity Orchestrator).

Verifique se os gerenciadores de recursos que você deseja gerenciar é compatível e estão nos níveis de versão necessários (consulte Hardware e software compatíveis – XClarity Orchestrator).

Para obter informações sobre como atualizar um dispositivo virtual do XClarity Orchestrator já instalado, consulte Atualizando o XClarity Orchestrator.

Para obter informações sobre como configurar um ambiente de alta disponibilidade, consulte Implementando alta disponibilidade.

Lenovo XClarity Orchestrator é um aplicativo pago. É possível usar o XClarity Orchestrator gratuitamente por até 90 dias usando a licença de avaliação gratuita; entretanto, depois que a avaliação gratuita expirar, você deverá comprar e instalar licenças adequadas para continuar a usar as funções aplicáveis do XClarity Orchestrator e obter serviço e suporte do XClarity Orchestrator. Para obter informações sobre a aquisição de licenças, entre em contato com um representante da Lenovo ou parceiro de negócios autorizado. Para obter informações sobre como instalar a licença, consulte Aplicando licenças do XClarity Orchestrator.

Sobre esta tarefa

É possível atribuir o endereço IP do dispositivo virtual usando um endereço IP estático na porta eth0 durante a configuração.

Se você não atribuir o endereço IP durante a configuração, as configurações de IP serão atribuídas usando o Protocolo de Configuração de Host Dinâmico (DHCP) por padrão quando você iniciar pela primeira vez o dispositivo virtual. É possível definir as configurações de IP do XClarity Orchestrator ao iniciar o dispositivo virtual. Certifique-se de que você tenha as informações de IP necessárias antes de iniciar. Você tem um máximo de 60 segundos para inserir as configurações em cada aviso.

  • Para configurações de IPv4 estático, é possível alterar o endereço IP, a máscara de sub-rede, o endereço IP de gateway, o endereço IP (opcional) do DNS 1 e o endereço IP DNS 2 (opcional).
  • Para configurações de IPv6 estático, é possível alterar o endereço IP, o comprimento de prefixo, o endereço IP (opcional) do DNS 1 e o endereço IP do DNS 2 (opcional).
  • Para as configurações de DHCP, é possível alterar as configurações de interface primária e de loopback (auto lo e iface lo inet loopback, auto eth0 e iface eth0 inet dhcp).
Atenção
Se você alterar o endereço IP do dispositivo virtual do XClarity Orchestrator depois de conectar gerenciadores de recursos, o XClarity Orchestrator perderá a comunicação com os gerenciadores, e estes serão exibidos offline. Se você precisar alterar o endereço IP do dispositivo virtual após a inicialização do XClarity Orchestrator, certifique-se de que todos os gerenciadores de recursos estejam desconectados (excluídos) antes de alterar o endereço IP. Para obter mais informações sobre como definir endereços IP, consulte Configurando a rede.

Procedimento

Para instalar o dispositivo virtual do XClarity Orchestrator, conclua as seguintes etapas.

  1. Faça download da imagem XClarity Orchestrator do Página da Web de downloads do para o sistema local. Faça login no site e use a tecla de acesso que foi fornecida para fazer download da imagem.

    Para o Hyper-V, o dispositivo virtual é uma imagem de disco virtual (VHD). Para VMware ESXi, o dispositivo virtual é um modelo OVF.

  2. Instale e configure o dispositivo virtual no sistema local.
    • Para ESXi usando o VMware vSphere
      1. Conectar-se ao host pelo VMware vSphere Client.
      2. Clique com o botão direito do mouse em Máquinas Virtuais > Criar/Registrar VM > Implantar uma máquina virtual de um arquivo OVF ou OVA.
      3. Conclua cada etapa no assistente de implantação do dispositivo virtual. Mantenha as seguintes considerações em mente ao avançar pelo assistente.
        • Nome do Dispositivo. Escolha um nome exclusivo para esse host.
        • Storage. Escolha um armazenamento de dados que tenha no mínimo 551 GB de armazenamento disponível.
        • Formato de Disco. Escolha o formato de disco que satisfaça as necessidades da sua organização. Se você não tiver certeza qual formato escolher, selecione Thin Provision.
        • Configurações adicionais. Como opção, atualize a configuração de rede para o dispositivo virtual para configurar o endereço IP estático para a interface eth0.
    • Para ESXi usando VMware vCenter
      1. Conectar-se ao host pelo VMware vCenter.
      2. Em "Hosts e Clusters" ou "VMs e modelos", clique com o botão direito do mouse no host e clique em Arquivo > Implantar modelo OVF.
      3. Conclua cada etapa no assistente de implantação do dispositivo virtual. Mantenha as seguintes considerações em mente ao avançar pelo assistente.
        • Nome do Dispositivo. Escolha um nome exclusivo para esse host.
        • Armazenamento. Escolha um armazenamento de dados que tenha no mínimo 551 GB de armazenamento disponível.
        • Formato de Disco. Escolha o formato de disco que satisfaça as necessidades da sua organização. Se você não tiver certeza qual formato escolher, selecione Thin Provision.
        • Personalizar modelo. Como opção, atualize a configuração de rede para o dispositivo virtual para configurar o endereço IP estático para a interface eth0.
      4. Se você optou por definir o endereço IP estático do dispositivo virtual, conclua as etapas a seguir.
        1. Selecione a VM no inventário.
        2. Clique em Configurar > vApp e, em seguida, selecione Habilitar Opções de vApp.
        3. Depois de habilitado, selecione Ambiente OVF para o esquema de alocação de IP.
        4. Na guia Detalhes do OVF, selecione "VMware Tools" para o Transporte de ambiente OVF.
    • Para Microsoft Hyper-V
      1. No Painel do Server Manager, clique em Hyper-V.
      2. Clique com o botão direito no servidor e clique em Gerenciador Hyper-V.
      3. Em Ações, clique em Novo > Máquina Virtual para iniciar o Assistente de Nova Máquina Virtual e clique em Avançar.
      4. Na página Especificar Nome e Local, insira um nome para a nova máquina virtual (por exemplo, LXCO-{version>).
      5. Na página Especificar Geração, selecione Geração 1.
      6. Na página Atribuir Memória, selecione pelo menos 16 GB de memória a ser usada para essa máquina virtual (consulte Hardware e software compatíveis – XClarity Orchestrator).
      7. Na página Configurar Rede, escolha o comutador virtual criado quando você instalou e configurou o host.
      8. Na página Conectar Disco Rígido Virtual, clique em Usar um disco rígido virtual existente, e navegue até o local para onde copiou as imagens VHD do XClarity Orchestrator e selecione a imagem *disk001*.vhd.
      9. Clique em Concluir.
      10. Clique com o botão direito na máquina virtual que você acabou de criar e clique em Configurações.
      11. Configure o número de processadores a serem atribuídos à máquina virtual.
        1. Selecione Processador e especifique pelo menos 4 processadores virtuais a serem usados para essa máquina virtual (consulte Hardware e software compatíveis – XClarity Orchestrator).
        2. Clique em Aplicar e depois clique em OK.
      12. Adicione o segundo disco rígido ao dispositivo virtual.
        1. Expanda o IDE Controller 0 e, em seguida, selecione Disco rígido.
        2. No campo Disco rígido virtual, navegue até o local onde você copiou as imagens VHD do XClarity Orchestrator e selecione a imagem *disk002*.vhd.
        3. Clique em Aplicar e depois clique em OK.
      13. Adicione o terceiro disco rígido ao dispositivo virtual.
        1. Expanda o IDE Controller 1 e, em seguida, selecione Disco rígido.
        2. No campo Disco rígido virtual, navegue até o local onde você copiou as imagens VHD do XClarity Orchestrator e selecione a imagem *disk003*.vhd.
        3. Clique em Aplicar e depois clique em OK.
      14. (Opcional) É possível opcionalmente configurar o endereço MAC estático de cada adaptador de rede, expandindo Adaptador de Rede do comutador virtual, clicando em Recursos Avançados, clicando em Estático no Endereço MAC e, em seguida, especificando o endereço MAC.
  3. Ligue o dispositivo virtual.

    Quando o dispositivo virtual é iniciado, os endereços IPv4 e IPv6 atribuídos pelo DHCP são listados para cada interface, conforme mostrado no exemplo a seguir.

    Lenovo XClarity Orchestrator  Version x.x.x
    ------------------------------------------

    eth0 Link encap:Ethernet HWaddr 2001:db8:65:12:34:56
    inet addr: 192.0.2.10 Bcast 192.0.2.55 Mask 255.255.255.0
    inet6 addr: 2001:db8:56ff:fe80:bea3/64 Scope:Link

    ===========================================================================
    ===========================================================================

    You have 150 seconds to change IP settings. Enter one of the following:
    1. To set a static IP address for Lenovo XClarity virtual appliance eth0 port
    2. To use a DHCP address for Lenovo XClarity virtual appliance eth0 port
    x. To continue without changing IP settings
    ... ...

  4. Opcional: Configure os endereços IP do dispositivo virtual.
    • Use os endereços IP padrão. Se você não fizer uma seleção em até 150 segundos ou se inserir x, a inicialização inicial continuará usando os endereços IP atribuídos por padrão.
    • Atribua endereços IP estáticos para a porta eth0. Digite 1 e siga os prompts para alterar as configurações.
    • Atribua novos endereços IP para a porta eth0 usando DHCP. Digite 2 e siga os prompts para alterar as configurações.
    • Selecione a sub-rede para a rede interna do dispositivo virtual. Digite 3 e siga os prompts para alterar as configurações.
      Por padrão, o XClarity Orchestrator usa as sub-redes a seguir para sua rede interna. Caso essas sub-redes se sobreponham à rede do host, altere a sub-rede para uma das opções disponíveis para evitar problemas de rede.
      • 192.168.56.0/24
      • 192.168.128.0/18
      • 192.168.192.0/18
    Importante
    Se você especificar valores inválidos, um erro será retornado. Você tem até quatro tentativas de inserir valores válidos.

Depois de concluir

Faça login e configure o XClarity Orchestrator.