Pular para o conteúdo principal

Resolvendo problemas de instalação

Use estas informações para resolver problemas que você possa ter ao configurar o seu sistema.

Nó de cálculo único não liga

Conclua as etapas a seguir até que o problema seja resolvido:
  1. Se você instalou, moveu ou aplicou serviço recentemente no nó de cálculo, reposicione-o no compartimento. Se o nó de cálculo não foi instalado, movido ou reparado recentemente, execute um reposicionamento virtual por meio do comando service do CMM. Para obter mais informações sobre o comando service do CMM, consulte "Flex System Chassis Management Module: Guia de Referência da Interface da Linha de Comandos".
  2. Verifique se no log de eventos do CMM 2 há eventos relacionados ao nó de cálculo e resolva-os.
  3. Certifique-se de que o CMM 2 possa reconhecer o nó de cálculo. Faça login na interface do usuário do CMM 2 e verifique se o nó de cálculo aparece na exibição do chassi. Se o CMM 2 não conseguir reconhecer o nó de cálculo, remova-o e inspecione o nó de cálculo e a parte traseira do compartimento do nó para assegurar que não haja danos físicos aos conectores.
  4. Certifique-se de que a política de energia implementada no CMM 2 seja suficiente para permitir que o nó de cálculo seja ligado. É possível exibir a política de energia usando o comandoCMM 2 pmpolicy ou a interface da Web CMM 2.
  5. Substitua o conjunto da placa-mãe (consulte Substituição do conjunto da placa-mãe).
    Nota
    Até que você consiga substituir o conjunto de placa-mãe, é possível tentar ligar o nó de cálculo no CMM 2.

O nó de cálculo exibe imediatamente o Visualizador de Eventos de POST quando é ligado

Conclua as etapas a seguir até que o problema seja resolvido.
  1. Corrija todos os erros indicados pelos LEDs do sistema de diagnósticos Lightpath.

  2. Certifique-se de que o nó de cálculo ofereça suporte a todos os processadores e que eles correspondam em velocidade e tamanho de cache.

    É possível exibir detalhes do processador na configuração do sistema.

    Para determinar se o processador tem suporte para o nó de cálculo, consulte Site do Lenovo ServerProven.

  3. (Apenas para técnico treinado) Certifique-se de que os processadores 1 e 2 estejam corretamente posicionados

  4. (Apenas para técnico treinado) Remova os processadores 3 e 4 e reinicie o nó de cálculo.

  5. Substitua os componentes a seguir, um de cada vez, na ordem mostrada, reiniciando o nó de cálculo a cada vez:

    1. (Apenas para técnico treinado) Processador

    2. (Apenas para técnico treinado) Placa-mãe

Hipervisor integrado não está na lista de inicialização

Conclua as etapas a seguir até que o problema seja resolvido.
  1. Se o nó de cálculo tiver sido instalado, movido ou recebido serviço recentemente, ou se esta for a primeira vez que o hipervisor integrado está sendo usado, certifique-se de que o dispositivo esteja conectado corretamente e que não haja dano físico nos conectores.

  2. Consulte a documentação fornecida com o dispositivo flash do hypervisor integrado opcional para obter informações sobre configuração.

  3. Verifique Site do Lenovo ServerProven para validar se o dispositivo do hipervisor integrado é suportado para o nó de cálculo.

  4. Certifique-se de que o dispositivo de hipervisor integrado esteja listado na lista de opções de inicialização disponíveis. Na interface de usuário do controlador de gerenciamento, clique em Configuração do nó de cálculo > Opções de inicialização.

    Para obter informações sobre como acessar a interface do usuário do controlador de gerenciamento, consulte a seção "Abrindo e usando a interface da Web do XClarity Controller" na versão de documentação do XCC compatível com seu servidor em Página do portal do Lenovo XClarity Controller.

  5. Verifique Suporte a data center da Lenovo para obter dicas técnicas (boletins de serviço) relacionados ao hipervisor integrado e ao nó de cálculo.

  6. Certifique-se de que outro software funcione no nó de cálculo para assegurar-se de que ele esteja funcionando corretamente.

O servidor não pode reconhecer um disco rígido

Conclua as etapas a seguir até que o problema seja resolvido.
  1. Observe o LED de status amarelo associado da unidade de disco rígido. Se esse LED estiver aceso, isso indicará uma falha da unidade.

  2. Se o LED de status estiver aceso, remova a unidade do compartimento, aguarde 45 segundos e reinsira-a novamente, verificando se o conjunto da unidade se conecta ao painel traseiro da unidade de disco rígido.

  3. Observe o LED de atividade verde da unidade de disco rígido associado e o LED de status amarelo e execute as operações correspondentes em diferentes situações:

    • Se o LED de atividade verde estiver piscando e o LED de status amarelo não estiver aceso, a unidade foi reconhecida pelo controlador e está funcionando corretamente. Execute os testes de diagnóstico para as unidades de disco rígido. Quando você inicia um servidor e pressiona a tecla de acordo com as instruções na tela, o LXPM é exibido por padrão. (Para obter mais informações, consulte a seção "Inicialização" na LXPM documentação compatível com seu servidor em Página do portal Lenovo XClarity Provisioning Manager.)É possível executar diagnósticos de disco rígido nesta interface. Na página Diagnóstico, clique em Executar Diagnóstico > HDD test/Teste de unidade de disco.*

    • Se o LED de atividade verde estiver piscando e o LED de status amarelo estiver piscando lentamente, a unidade foi reconhecida pelo controlador e está sendo reconstruída.

    • Se o LED não estiver aceso nem piscando, verifique se o painel traseiro da unidade de disco rígido está posicionado corretamente. Para obter detalhes, vá para a etapa 4.

    • Se o LED de atividade verde estiver piscando e o LED de status amarelo estiver aceso, substitua a unidade. Se a atividade dos LEDs permanecer a mesma, vá para a etapa Problemas na unidade de disco rígido. Se a atividade dos LEDs mudar, volte para a etapa 1.

  4. Verifique se o backplane da unidade de disco rígido está colocado corretamente. Quando ele está colocado corretamente, as montagens da unidade se conectam corretamente ao backplane sem inclinar-se ou causar movimento do backplane.

  5. Recoloque o cabo de energia do backplane e repita as etapas 1 a 3.

  6. Recoloque o cabo de sinal do backplane e repita as etapas 1 a 3.

  7. Suspeite do backplane ou do cabo de sinal do backplane:

    • Substitua o cabo de sinal do backplane afetado.

    • Substitua o backplane afetado.

  8. Execute os testes de diagnóstico para as unidades de disco rígido. Quando você inicia um servidor e pressiona a tecla de acordo com as instruções na tela, o LXPM é exibido por padrão. (Para obter mais informações, consulte a seção "Inicialização" na LXPM documentação compatível com seu servidor em Página do portal Lenovo XClarity Provisioning Manager.) É possível executar diagnósticos de disco rígido dessa interface. Na página Diagnóstico, clique em Executar Diagnóstico > HDD test/Teste de unidade de disco.*

    Com base nesses testes:
    • Se o backplane passar no teste, mas as unidades não forem reconhecidas, substitua o cabo de sinal do painel traseiro e execute os testes novamente.

    • Substitua o backplane.

    • Se o adaptador falhar no teste, desconecte o cabo de sinal do backplane do adaptador e execute os testes novamente.

    • Se o adaptador falhar no teste, substitua-o.

Memória exibida do sistema inferior à memória física instalada

Conclua as etapas a seguir até que o problema seja resolvido.
  1. Certifique-se de que:
    1. Você instalou o tipo correto de memória (consulte Instalar um DIMM para obter instruções).
    2. Modo de espelhamento de memória ou de memória sobressalente não conta para a discrepância.

      Para determinar o status de um DIMM, reinicie o servidor e pressione a tecla de acordo com as instruções na tela para exibir a interface do LXPM. Em seguida, clique em Configurações de sistema > Memória.

  2. Se a nova memória tiver sido instalada recentemente, certifique-se de que não haja nenhum evento de configuração relatado no log de eventos. Se houver eventos, resolva-os.
    Nota
    Os DIMMs são verificados como módulos autênticos Lenovo ou IBM pelo software UEFI. Se DIMMs não autênticos são detectados, uma mensagem informativa aparece no log de eventos do sistema e o desempenho de memória pode estar limitado. DIMMs não autênticos não são cobertos pela garantia da Lenovo.
  3. Se o nó de cálculo tiver sido instalado, movido ou recebido serviço recentemente, certifique-se de que os DIMMs estejam encaixados corretamente nos conectores (consulte Instalar um DIMM para obter instruções).
  4. Certifique-se de que todos os DIMMs estejam ativados. O nó de cálculo pode ter desativado automaticamente um DIMM ao detectar um problema ou um DIMM pode ter sido desativado manualmente.

    Para determinar o status de um DIMM, reinicie o servidor e pressione a tecla de acordo com as instruções na tela para exibir a interface do LXPM. Em seguida, clique em Configurações de sistema > Memória.

  5. Execute o diagnósticos de memória. Quando você inicia um servidor e pressiona a tecla de acordo com as instruções na tela, a interface do LXPM é exibida por padrão. É possível executar diagnósticos de memória dessa interface. Na página Diagnóstico, clique em Executar Diagnóstico > Teste de memória.

  6. Remova os DIMMs até que o nó de cálculo esteja mostrando a quantidade correta de memória. Instale um DIMM por vez até que possa determinar qual DIMM não está funcionando adequadamente. Remova esse DIMM e substitua-o por um DIMM adequado (consulte Substituição de DIMM para obter instruções).
    Nota
    Após instalar ou remover uma DIMM, você deve alterar e salvar as novas informações de configuração usando o Setup Utility. Ao ativar o nó de cálculo, uma mensagem indica que a configuração de memória foi alterada. Pressione a tecla de acordo com as instruções na tela para exibir a interface do LXPM. Em seguida, salve a configuração
  7. Se o problema permanecer, entre em contato com o suporte Lenovo.

Um dispositivo opcional Lenovo que acabou de ser instalado não funciona.

  1. Certifique-se de que:
    • O dispositivo tem suporte para o servidor (consulte Site do Lenovo ServerProven).

    • Você seguiu as instruções de instalação fornecidas com o dispositivo e o dispositivo está instalado corretamente.

    • Você não soltou nenhum outro dispositivo ou cabo instalado.

    • Você atualizou as informações de configuração na configuração do sistema. Quando você inicia um servidor e pressiona a tecla de acordo com as instruções na tela para exibir o Setup Utility. (Para obter mais informações, consulte a seção "Inicialização" na LXPM documentação compatível com seu servidor em Página do portal Lenovo XClarity Provisioning Manager.) Sempre que houver alterações na memória ou nos dispositivos, é necessário atualizar a configuração.

  2. Recoloque o dispositivo recém-instalado.

  3. Substitua o dispositivo recém-instalado.

  4. Reconecte a conexão do cabo e verifique se não há danos físicos ao cabo.

  5. Se houver algum dano no cabo, substitua o cabo.

A falha planar de tensão é exibida no log de eventos

Conclua as etapas a seguir até que o problema seja resolvido.
  1. Reverta o sistema para a configuração mínima. Consulte Especificações para conhecer o número mínimo necessário de processadores e DIMMs.

  2. Reinicie o sistema.

    • Se o sistema for reiniciado, adicione cada um dos itens removidos, um de cada vez, e reinicie o sistema depois de cada inclusão, até que o erro ocorra. Substitua o item para o qual o erro ocorre.

    • Se o sistema não for reiniciado, considere a placa-mãe suspeita.