Pular para o conteúdo principal

Instalando o microprocessador e o dissipador de calor (Apenas para técnico treinado)

As notas a seguir descrevem o tipo de microprocessador aceito pelo servidor e outras informações que devem ser consideradas ao instalar um microprocessador e um dissipador de calor:

  • O servidor oferece suporte a um microprocessador Intel land grid array (LGA) 1151 dual-core ou quad-core. Tipo, velocidade e cache L3 do microprocessador dependem do modelo de servidor.
  • Leia a documentação fornecida com o microprocessador para determinar se é necessário atualizar o firmware do servidor. Para fazer download do nível mais recente de firmware do servidor, acesse o Portal de Suporte Lenovo e https://datacentersupport.lenovo.com.
  • O microprocessador usa um regulador de voltagem integrado na placa-mãe.
  • As velocidades do microprocessador são configuradas automaticamente para esse servidor, portanto, não é necessário configurar nenhum jumper ou comutador de seleção de frequência do microprocessador.
  • Se a tampa protetora de graxa térmica (por exemplo, uma tampa plástica ou um revestimento de fita) for removida do dissipador de calor, não toque na graxa térmica na parte inferior do dissipador de calor nem disponha o dissipador de calor. Para obter mais informações sobre como aplicar ou trabalhar com graxa térmica, consulte Graxa térmica.
    Nota
    A remoção do dissipador de calor do microprocessador destrói a distribuição por igual da graxa térmica e requer a colocação de mais graxa térmica novamente.
Atenção
  • Não permita que a graxa térmica no microprocessador e o dissipador de calor entrem em contato com qualquer coisa. O contato com qualquer superfície pode comprometer a graxa térmica e o soquete do microprocessador.
  • A queda do microprocessador durante a remoção ou instalação pode danificar os contatos.
  • Os contatos do microprocessador são frágeis. Não toque nos contatos do microprocessador; segure o microprocessador somente pelas bordas. Contaminadores nos contatos do microprocessador, como óleo da sua pele, podem causar falhas de conexão entre os contatos e o soquete.
  • Os pinos nos soquetes são frágeis. Qualquer dano nos pinos pode requerer substituição da placa-mãe.
  • Ao manipular dispositivos sensíveis à estática, tome precauções para evitar danos de eletricidade estática. Para obter detalhes sobre o manuseio destes dispositivos, consulte Manipulando dispositivos sensíveis à estática.
  • O microprocessador se encaixa de uma só maneira no soquete.
  • A remoção do dissipador de calor do microprocessador destrói a distribuição por igual da graxa térmica, limpe a graxa térmica com pano embebido em álcool ou reaplique a graxa térmica no dissipador de calor. Consulte o Graxa térmica.

Para instalar o microprocessador e dissipador de calor, faça o seguinte:

  1. Instale o microprocessador.
    1. Alinhe o microprocessador com soquete (note marcas de alinhamento 1 e a posição dos entalhes) e coloque com cuidado o microprocessador no soquete.
    2. Feche a alça com dobradiça do microprocessador.
    3. Feche a trava de retenção do microprocessador prendendo a alça de volta para sua posição.
    Figura 1. Instalação do microprocessador
    Instalação do microprocessador

  2. Instale o dissipador de calor no microprocessador.
    Atenção
    Não toque na graxa térmica na parte inferior do dissipador de calor. Tocar na graxa térmica o contaminará. Se a graxa térmica no microprocessador ou no dissipador de calor ficar contaminada, limpe a graxa térmica contaminada no microprocessador ou no dissipador de calor com pano embebido em álcool ou reaplique a graxa térmica no dissipador de calor.
    1. Alinhe o dissipador de calor para que as setas no rótulo apontem para as DIMMs e coloquem o dissipador de calor sobre o microprocessador, com a graxa térmica para baixo.
    2. Alinhe os parafusos no dissipador de calor com os orifícios de parafuso da placa-mãe.
    3. Aperte os parafusos 1 com uma chave de fenda, alternando entre os parafusos até que eles estejam firmes. Se possível, cada parafuso deve ser girado duas rotações completas por vez. Repita até que os parafusos estejam apertados.
      Atenção
      Quando os dois parafusos que estão mais perto da parte traseira do servidor forem apertados, a cabeça deles não ficam niveladas com a superfície do dissipador de calor. Não aperte demais os parafusos utilizando força excessiva.
      Figura 2. Instalação do dissipador de calor
      Instalação do dissipador de calor

  3. Conclua a substituição de peças. Consulte Concluindo a substituição de peças.