Pular para o conteúdo principal

Instalar um processador e um dissipador de calor

Essa tarefa tem instruções para instalar um conjunto de processador e dissipador de calor, conhecido como módulo de processador e dissipador de calor (PHM). Essa tarefa requer um driver Torx T30. Esse procedimento deve ser executado por um técnico treinado.

Importante

Essa tarefa deve ser executada por técnicos treinados.

Sobre esta tarefa

Para evitar possíveis riscos, leia e siga as informações sobre segurança.

Atenção
  • Leia Diretrizes de instalação e Lista de verificação de inspeção segurança para garantir que esteja trabalhando de forma segura.

  • Previna a exposição à eletricidade estática, que pode resultar em encerramento do sistema e perda de dados, mantendo componentes sensíveis em suas embalagens antiestáticas até a instalação, e manipulando esses dispositivos com uma pulseira de descarga eletrostática ou outro sistema de aterramento.

  • Cada soquete do processador deve sempre conter uma tampa ou um PHM. Ao remover ou instalar um PHM, proteja os soquetes do processador vazios com uma capa.

  • Não toque no soquete do processador nem nos contatos. Os contatos do soquete do processador são muito frágeis e podem ser danificados com facilidade. Contaminadores nos contatos do processador, como óleo da sua pele, podem causar falhas de conexão.

  • Não permita que a graxa térmica no processador e no dissipador de calor entre em contato com qualquer coisa. O contato com qualquer superfície pode comprometer a graxa térmica, tornando-a ineficaz. A graxa térmica pode danificar componentes, como os conectores elétricos no soquete do processador.

  • Remova e instale apenas um PHM por vez. Se o sistema oferecer suporte a diversos processadores, instale os PHMs começando com o primeiro soquete do processador.

Nota
  • Dependendo da configuração, os processadores requerem diferentes tipos de dissipador de calor.
    1. O processador frontal (processador 1) sempre requer um dissipador de calor padrão.

    2. Para o processador traseiro (processador 2):

      • com TDP inferior a 250 watts: requer um dissipador de calor padrão de 2U.

      • com TDP superior a 250 watts: requer um dissipador de calor de desempenho de 2U.

  • O dissipador de calor, o processador e a portadora do processador do sistema podem ser diferentes dos mostrados nas ilustrações.

  • Os PHMs são chaveados para o soquete onde podem ser instalados e para a orientação no soquete.

  • Consulte Site do Lenovo ServerProven para obter uma lista dos processadores com suporte para o seu servidor. Todos os processadores devem ter a mesma velocidade, número de núcleos e frequência.

  • Antes de instalar um novo PHM ou processador de substituição, atualize o firmware do sistema para o nível mais recente. Consulte Atualizar o firmware.

Download de firmware e driver: talvez seja necessário atualizar o firmware ou o driver depois de substituir um componente.

A ilustração a seguir mostra os componentes do PHM.

Figura 1. Componentes do PHM
PHM components

1 Dissipador de calor

9 Presilhas para proteger o processador na portadora

2 Marca triangular do dissipador de calor

10 Alça ejetora do processador

3 Etiqueta de identificação do processador

11 Marca triangular da portadora

4 Retentor de portas e presilhas

12 Difusor de calor do processador

5 Porca Torx T30

13 Graxa térmica

6 Presilha anti-inclinação

14 Contatos do processador

7 Portadora do processador

15 Marca triangular do processador

8 Presilhas para prender a portadora no dissipador de calor

 

Procedimento

  1. Faça as preparações para esta tarefa.
    1. Registre a etiqueta de identificação do processador.
      • Se você estiver substituindo um processador e reutilizando o dissipador de calor, remova a etiqueta de identificação do processador do dissipador de calor e substitua-a pela nova etiqueta fornecida com o processador de substituição.

      • Se estiver substituindo um dissipador de calor e reutilizando o processador, remova a etiqueta de identificação do processador do dissipador de calor antigo e coloque-a no novo dissipador de calor, no mesmo local.

        Nota

        Se não conseguir remover a etiqueta e colocá-la no novo dissipador de calor, ou se a etiqueta for danificada durante a transferência, escreva o número de série do processador da etiqueta de identificação do processador no novo dissipador de calor, no mesmo local em que ela seria colocada, usando um marcador permanente.

    2. Se o PHM a ser instalado for o de desempenho de 2U, certifique-se de que os dutos de cabos e os cabos necessários tenham sido instalados.
  2. Instale o processador na nova portadora.
    Nota
    • Se estiver substituindo o processador e reutilizando o dissipador de calor, use a nova portadora fornecida com o novo processador.

    • Se você estiver substituindo o dissipador de calor e reutilizando o processador, e se o novo dissipador de calor tiver dois portadores de processador, use o mesmo tipo de portador que o que você descartou.

    1. Certifique-se de que a alça na portadora esteja na posição fechada.

    2. Alinhe o processador na nova portadora para que as marcas triangulares se alinhem; em seguida, insira a extremidade marcada do processador na portadora.

    3. Segure a extremidade inserida do processador no lugar; em seguida, gire a extremidade desmarcada da portadora para baixo e para fora do processador.

    4. Pressione o processador e prenda a extremidade desmarcada embaixo da presilha da portadora.

    5. Gire cuidadosamente as laterais da portadora para baixo e para fora do processador.

    6. Pressione o processador e prenda as laterais embaixo das presilhas da portadora.

      Nota

      Para evitar que o processador caia da portadora, mantenha o lado dos contatos do processador para cima e segure o conjunto da portadora do processador pelas laterais da portadora.

    Figura 2. Instalação da portadora de processador
    Installing a processor carrier
  3. Aplique a graxa térmica.
    • Se você estiver substituindo o dissipador de calor e reutilizando o processador, um novo dissipador de calor vem com graxa térmica e não será necessário aplicar nova graxa térmica.

      Nota

      Para assegurar o melhor desempenho, verifique a data de fabricação no novo dissipador de calor e certifique-se de que não ultrapasse dois anos. Caso contrário, limpe a graxa térmica existente e aplique uma nova graxa térmica.

    • Se você estiver substituindo o processador e reutilizando o dissipador de calor, realize as seguintes etapas para aplicar graxa térmica:

      1. Se houver graxa térmica antiga no dissipador de calor, limpe-a com um pano de limpeza embebido em álcool.

      2. Coloque cuidadosamente o processador e a portadora na bandeja de remessa com o lado dos contatos para baixo. Certifique-se de que a marca triangular na portadora esteja orientada na bandeja de remessa conforme mostrado abaixo.

      3. Aplique a graxa térmica na parte superior do processador com uma seringa formando quatro pontos uniformemente espaçados, enquanto cada ponto consiste de aproximadamente 0,1 ml de graxa térmica.

    Figura 3. Aplicação de graxa térmica com processador na bandeja de remessa
    Thermal grease application with processor in shipping tray
  4. Monte o processador e o dissipador de calor.
    1. Alinhe a marca triangular na etiqueta do dissipador de calor com a marca triangular na portadora e no processador.
    2. Instale o dissipador de calor na portadora do processador.
    3. Pressione a portadora no local até que as presilhas nos quatro cantos sejam encaixadas.
    4. Inspecione visualmente para certificar-se de que não haja nenhuma folga entre o portador do processador e o dissipador de calor.
      Figura 4. Montando o PHM com o processador na bandeja de remessa
      Assembling the PHM with processor in shipping tray

      Visually inspect to make sure that clips at all four corners fully engage
  5. Instale o módulo de processador e dissipador de calor no soquete do processador.
    Importante
    • Não toque os contatos na parte inferior do processador.

    • Mantenha o soquete de processador distante de qualquer objeto para evitar possíveis danos.

    1. Gire as presilhas anti-inclinação para dentro.
    2. Alinhe a marca triangular e as quatro porcas Torx T30 no PHM com a marca triangular e as colunas rosqueadas do soquete do processador; em seguida, insira o PHM no soquete do processador.
    3. Gire as presilhas de cabo anti-inclinação para fora até que se encaixem nos ganchos do soquete.
    4. Aperte totalmente as portas Torx T30 na sequência de instalação mostrada na etiqueta do dissipador de calor. Aperte os parafusos até que eles parem; inspecione visualmente para garantir que não haja folga entre o ombro de parafuso abaixo do dissipador de calor e o soquete do processador.
      Importante
      • Para referência, o torque necessário para que os parafusos sejam totalmente apertados/removidos é de 10+/- 2,0 lbf-pol., 1,1+/- 0,2 N-m.
      • Para evitar danos aos componentes, siga a sequência para indicada para afrouxá-los/apertá-los.
      Figura 5. Instalação de um PHM padrão de 2U
      2U Standard PHM installation
      Figura 6. Instalação de um PHM de desempenho de 2U
      2U performance PHM installation

Depois de concluir

  1. Se necessário, reinstale o módulo de energia flash e reconecte o cabo do módulo de energia flash (consulte Instalar um módulo de energia flash).
  2. Reinstale o defletor de ar frontal ou traseiro necessário (consulte Instalar um defletor de ar).
  3. Se necessário, reinstale o suporte do adaptador interno e reconecte todos os cabos necessários no adaptador interno (consulte Instalar um suporte do adaptador interno e Roteamento de cabos do backplane da unidade de 2,5 polegadas ).
  4. Todos os cabos necessários devem ser direcionados e conectados corretamente; em seguida, reinstale a tampa superior (consulte Instalar a tampa superior).
  5. Reinstale o nó no chassi (consulte Instalar um nó no chassi).
  6. Certifique-se de que as unidades de fonte de alimentação necessárias estejam instaladas e os cabos de alimentação estejam conectados; em seguida, ligue o nó (consulte Instalar uma fonte de alimentação hot-swap e Ligar o nó).
  7. Prossiga para concluir a substituição de peças (consulte Concluir a substituição de peças).
  8. Para ativar o Intel® On Demand Suite para o novo processador ou transferir o Intel® On Demand Suite do processador com defeito para o novo processador, consulte Ativar Intel® On Demand.

Vídeo de demonstração

Assista ao procedimento no YouTube