Pular para o conteúdo principal

Migrar dados e configurações do sistema para outra instância do XClarity Administrator

Você pode migrar os dados armazenados em backup do sistema e as configurações para um novo Lenovo XClarity Administrator que esteja na mesma ou em outra rede.

Antes de iniciar

O servidor de gerenciamento de destino deve ser uma nova instância do XClarity Administrator com a mesma versão do servidor de gerenciamento que foi usado para criar o backup e deve estar no Assistente de configuração inicial, sem nenhuma etapa concluída. Para obter mais informações, consulte Instalando e configurando o XClarity Administrator pela primeira vez.

Certifique-se de notificar todos os usuários ativos antes de iniciar o procedimento de backup. O XClarity Administrator é desativado durante o procedimento para evitar que os dados sejam modificados. Portanto, não é possível acessar o XClarity Administrator enquanto o procedimento de backup está em execução.

Baixe o certificado da Autoridade de Certificação do XClarity Administrator e importe o certificado para o seu navegador da Web (consulte Gerenciando espaço em disco).

Backups do repositório de backup do servidor de gerenciamento de origem não são migrados para o servidor de gerenciamento de destino. Antes de migrar dados e configurações, exporte os backups necessários para seu sistema local.

Sobre esta tarefa

As alterações para o servidor de gerenciamento de origem depois que o backup foi criado não são migradas para o servidor de gerenciamento de destino.

Restaurar um backup não mudarão dados ou configurações nos dispositivos gerenciados. Por exemplo, se você cancelar o gerenciamento de um dispositivo e, em seguida, restaurar um backup anterior quando o dispositivo ainda seja gerenciado no XClarity Administrator, você pode ter problemas de conectividade com o dispositivo após a conclusão da operação de restauração. Da mesma forma, se você gerenciar um dispositivo e, em seguida, restaurar um backup anterior quando o dispositivo ainda não for gerenciado, talvez seja necessário modificar manualmente a configuração do dispositivo para desfazer o status gerenciado ou usar a opção Forçar ao tentar gerenciá-lo no XClarity Administrator novamente.

Nota
Ao executar o XClarity Administrator como um contêiner, os volumes que foram criados no host para um contêiner podem ser usados como volumes por outro contêiner. Depois que os volumes forem vinculados ao novo contêiner (destino), eles não poderão mais ser usados pelo contêiner inicial (de origem).
  1. Configurando o arquivo docker-compose.yml para que o contêiner de destino use o mesmo endereço IP e o nome do contêiner de origem.

  2. Pare o contêiner de origem usando o comando a seguir.

    docker-compose -p ${CONTAINER_NAME} down
  3. Inicie o contêiner de destino usando o comando a seguir, em que <env_filename> é o nome do arquivo de variáveis do ambiente. Quando o contêiner de destino for iniciado, os volumes serão vinculados ao contêiner de destino do XClarity Administrator e o XClarity Administrator usará dados do sistema e as configurações desses volumes.

    <span className="ph">COMPOSE_HTTP_TIMEOUT=300</span> docker-compose -p ${CONTAINER_NAME} ––env-file <ENV_FILENAME> up -d

Procedimento

Conclua as etapas a seguir para restaurar o XClarity Administrator.

  1. Se origem e destino de XClarity Administrator estiverem na mesma rede, conclua as seguintes etapas.
    1. Na barra de menu do XClarity Administrator, clique em Administração > Backup e restauração de dados. A página de Backup e restauração dos dados é exibida.
    2. Clique no ícone Enviar Backup (Ícone Enviar dados) para exibir a caixa de diálogo Enviar dados.
    3. Especifique o endereço IP atual do destino de XClarity Administrator.
    4. Clique em Continuar para fazer upload de backup para o XClarity Administrator de destino.

      Carregar o backup pode levar alguns minutos. Uma barra de progresso mostra o status do trabalho.

      Atenção
      Se você fechar ou atualizar a guia do navegador da Web ou a janela antes que a carga seja concluída, o pacote não poderá ser carregado.
  2. Se origem e destino XClarity Administrator não estão na mesma rede, conclua as seguintes etapas.
    1. Na barra de menu da origem XClarity Administrator, clique em Administration > Back Up e Restore Data. Na página Backup e restauração de dados, clique no ícone Exportar backup (Ícone de Exportar) para exportar o backup para o sistema local.

      Exportar o backup pode levar alguns minutos.

    2. Copie o backup exportado do servidor de gerenciamento de origem para um sistema na mesma rede que o servidor de gerenciamento de destino
    3. Na página do assistente do destino XClarity Administrator, clique no ícone Importar backup (Ícone de Importar backup) para exibir a caixa de diálogo Importar pacote de dados.
    4. Clique em Procurar para obter o backup exportado da fonte de XClarity Administrator.
    5. Clique em Upload para importar o backup para o destino XClarity Administrator.

      Importar o backup pode levar alguns minutos. Uma barra de progresso mostra o status do trabalho.

      Atenção
      Se você fechar ou atualizar a guia do navegador da Web ou a janela antes que a carga seja concluída, o processo poderá falhar.
  3. Quando a importação for concluída, especifique a passphrase de criptografia para o backup.
    Nota
    Se você não tiver a senha de criptografia, será necessário criar um novo backup na fonte de XClarity Administrator (consulte Fazendo backup do Lenovo XClarity Administrator.
  4. Na caixa de diálogo Confirm Data Restore, verifique se todas as informações estão corretas.
  5. Clique em Confirmar para iniciar o carregamento de dados do sistema e as configurações.
  6. Na caixa de diálogo Restore Options, é possível optar por importar imagens do sistema operacional, atualizações de firmware, Drivers do dispositivo do SO, configurações de rede e inventário de dispositivo.
    Atenção
    Certifique-se de ter lido cuidadosamente todos aviso que são exibidos na caixa de diálogo.
  7. Se você escolheu importar configurações de rede ou inventário do dispositivo, desligue o servidor de gerenciamento de origem da fonte de XClarity Administratorclicando em Administration > Shutdown Management Server > Shutdown .

    Confirme se o dispositivo virtual de origem foi desligado antes de continuar.

  8. No XClarity Administrator de destino, clique em Confirmar para iniciar o carregamento de dados e as configurações do pacote

    Se você escolheu importar configurações de rede, após a migração os endereços IP da fonte de XClarity Administratorreatribuído no destino de XClarity Administrator.

    Atenção
    Se a fonte de XClarity Administratorusa DHCP, você deve ligar o destino de XClarity Administratorendereços MAC para a fonte de correspondente XClarity Administratorendereços IP no servidor DHCP. Aguarde pelo menos 15 minutos após o servidor DHCP é alterado antes de continuar.
  9. Aguarde até a carga de dados e as configurações da barra de progresso do pacote para ser concluída.

    Quando o processo de migração de dados for concluído, você está redirecionadas para a página de login.

    Atenção
    Se você fechar ou atualizar a guia do navegador da Web ou a janela antes que a carga seja concluída, o processo poderá falhar.
  10. Faça login no destino XClarity Administratorpara continuar a gerenciar dispositivos.