Considerações sobre gerenciamento de comutadores
Antes de gerenciar um comutador, revise as seguintes considerações importantes.
Para obter informações sobre requisitos de porta, consulte Disponibilidade de porta.
Dispositivos RackSwitch podem ser gerenciados por uma porta de gerenciamento ou uma das portas de dados. Dispositivos Rackswitch executando CNOS podem ser gerenciados somente em interfaces pertencentes a um VRF de gerenciamento
ou padrão
.
Eventos do XClarity e configuração de trap SNMP
Quando um dispositivo RackSwitch que executa ENOS (qualquer versão) é gerenciado, a origem do trap SNMP é definida como a interface com o endereço IP que é usado para gerenciamento.
Quando um dispositivo RackSwitch que execute o CNOS v10.8.1 ou posterior é gerenciado, o VRF de origem do trap SNMP é verificado e alterado para corresponder à porta que é usada para gerenciamento.
todospermite o gerenciamento ou o uso de portas de dados. Se a configuração do comutador não usar o valor padrão, é necessário alterá-la para corresponder à porta que é usada para gerenciamento.
Se a porta de gerenciamento for usada para gerenciamento, defina o VRF de origem do trap SNMP como
todos
ougerenciamento
.Se uma das portas de dados for usada para gerenciamento, defina o VRF de origem do trap SNMP como
todos
oupadrão
.
Comutadores RackSwitch que executam CNOS
HTTPS deve ser ativado para gerenciamento e SLP deve ser ativado para descoberta.
Para verificar o status atual, use o comando display restApi server. A saída reflete o status atual. Se o número da porta é seguido por (HTTP)
, isso significa que o HTTPS está desativado. Caso contrário, a porta deve ser 443.
Quando o gerenciamento de um dispositivo RackSwitch for cancelado, o XClarity Administrator poderá não restaurar a opção preferir
para o valor que estava antes do gerenciamento do dispositivo, dependendo da versão de firmware do CNOS.
Comutadores RackSwitch que executam ENOS
Se os comutadores RackSwitch estiverem em uma rede diferente do XClarity Administrator, a rede deverá ser configurada para permitir UDP de entrada pelas portas 161 e 162 para que o XClarity Administrator possa receber eventos e gerenciar esses dispositivos.
- SSH deve ser ativado para gerenciamento e SLP deve ser ativado para descoberta. HTTPS é opcional, no entanto, deve ser ativado para iniciar a interface da Web do comutador
- Dependendo da versão de firmware do comutador RackSwitch, pode ser necessário ativar o encaminhamento multicast SLP e SSH em cada comutador RackSwitch manualmente usando os seguintes comandos para que o comutador possa ser descoberto e gerenciado pelo XClarity Administrator. Para obter mais informações, consulte Comutadores de rack na documentação online do System x.
ip slp enable
ssh enable
Quando um comutador RackSwitch é gerenciado, o XClarity Administrator modifica as seguintes definições de configuração. Modificar essas configurações em um comutador gerenciado pode interromper a conectividade e evitar a execução correta de ações de gerenciamento. Quando o gerenciamento de um comutador RackSwitch é cancelado, as definições de configuração são restauradas para os valores originais (antes do gerenciamento).
snmp-server access 32
snmp-server group 16
snmp-server notify 16
snmp-server target-parameters 16
snmp-server target-address 16
snmp-server trap-source <IP interface>
snmp-server user 16
snmp-server version <v3only or v1v2v3>
ntp enable
ntp primary-server <hostname or IP address> MGT
ntp secondary-server <hostname or IP address> MGT
ntp interval 1500
ntp offset 500
access https enable
É possível usar o XClarity Administrator para modificar as seguintes definições de configuração alterando as informações de contato de suporte, o nome ou as propriedades de local do comutador. O local é alterado quando o comutador é adicionado a um rack.
hostname "<device_name>"
snmp-server location "Location:<location>,Room:<room>,Rack:<rack>,LRU:<lru>"
snmp-server contact "<contact_name>"