Pular para o conteúdo principal

Considerações de redeXClarity Management Hub

É possível configurar o Lenovo XClarity Management Hub para usar uma única interface de rede (eth0) ou duas interfaces de rede separadas (eth0 e eth1) para comunicação.

O Lenovo XClarity Management Hubcomunica-se nas redes a seguir.

  • A rede de gerenciamento é usada para comunicação entre o Lenovo XClarity Management Hub e dispositivos gerenciados.
  • A rede de dados é normalmente usada para comunicação entre sistemas operacionais instalados nos servidores e a intranet corporativa, a Internet ou ambos.

Interface única (eth0)

Ao usar uma única interface de rede (eth0), as comunicações de gerenciamento, as comunicações de dados e a implantação do sistema operacional ocorrem na mesma rede.

Quando você configurar o Lenovo XClarity Management Hub, defina a interface de rede eth0 usando as seguintes considerações.

  • A interface de rede deve ser configurada para ser compatível com a descoberta e o gerenciamento de dispositivos (incluindo atualizações de firmware). O Lenovo XClarity Management Hub deve ser capaz de se comunicar com todos os dispositivos que ele gerenciará a partir da rede de gerenciamento.

    O Lenovo XClarity Management Hub deve ser capaz de se comunicar com todos os dispositivos que ele gerenciará a partir da rede.

  • Para implantar imagens do SO, a interface eth0 deve ter conectividade de rede IP com a interface de rede do servidor que é usada para acessar o sistema operacional do host.
  • Importante: implementar uma rede de gerenciamento e de dados compartilhada que inclui o chassi pode causar interrupções no tráfego, como conjuntos sendo descartados ou problemas de conectividade de rede de gerenciamento, dependendo da configuração de rede (por exemplo, tráfego de servidores com uma alta prioridade e tráfego de controladores de gerenciamento que tenham baixa prioridade). A rede de gerenciamento usa o tráfego UDP além do TCP. O tráfego UDP pode ter uma prioridade inferior quando o tráfego de rede for alto.

Duas interfaces separadas (eth0 e eth1)

Ao usar duas interfaces de rede (eth0 e eth1), é possível configurá-las como redes separadas fisicamente ou virtualmente separadas.

Revise as considerações a seguir ao definir as interfaces de rede eth0 e eth1.

  • A interface de rede eth0 deve ser conectada à rede de gerenciamento e configurada para dar suporte à descoberta e ao gerenciamento de dispositivos.

    O Lenovo XClarity Management Hub deve ser capaz de se comunicar com todos os dispositivos que ele gerenciará a partir da rede de gerenciamento.

  • A interface de rede eth1 pode ser configurada geralmente para se comunicar com uma rede de dados interna, rede de dados pública ou ambas.
  • Para implantar imagens do sistema operacional, a interface de rede eth1 deve ter conectividade de rede IP com a interface de rede do servidor que é usada para acessar o sistema operacional do host.
  • As funções podem ser executadas em qualquer rede.
  • Para redes separadas virtualmente, os pacotes da rede de gerenciamento e os pacotes da rede de dados são enviados pela mesma conexão física. Use a marcação de VLAN em todos os pacotes de dados da rede de gerenciamento para manter o tráfego separado entre as duas redes.

Considerações sobre endereço IP

Revise as considerações de endereço IP a seguir antes de configurar a rede.

  • Alterar o endereço IP do dispositivo virtual depois que o XClarity Management Hub é ligado e está em execução causará problemas de conectividade com o XClarity Orchestrator e todos os dispositivos gerenciados. Se você precisar alterar o endereço IP, desconecte o XClarity Management Hub do XClarity Orchestrator e cancele o gerenciamento de todos os dispositivos gerenciados antes de alterar o endereço IP e, em seguida, gerencie novamente os dispositivos e reconecte o XClarity Management Hub ao XClarity Orchestrator após a alteração do endereço IP ser concluída

  • Configure os dispositivos e os componentes de forma a minimizar as alterações de endereço IP. Considere utilizar endereços IP estáticos em vez de Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP). Se o DHCP for usado, garanta que as alterações de endereço IP sejam minimizadas, como basear o endereço DHCP em um endereço MAC ou configurar o DHCP para que o arrendamento não expire.

    Se o endereço IP de um dispositivo gerenciado (diferente de um dispositivo ThinkEdge Client) for alterado, você deverá cancelar o gerenciamento do dispositivo e, em seguida, gerenciá-lo novamente.

  • A conversão de endereço de rede (NAT), que remapeia um espaço de endereço IP em outro, não é suportada.
  • As interfaces de rede devem ser configuradas com um endereço IPv4 para gerenciar os dispositivos a seguir. Endereços IPv6 não têm suporte.
    • Servidores ThinkServer
    • Dispositivos de armazenamento Lenovo
  • O gerenciamento de dispositivos RackSwitch usando link IPv6 local por meio da porta de dados ou porta de gerenciamento não tem suporte.