Resolvendo suspeita de problemas do controlador Ethernet
O método utilizado para testar o controlador Ethernet depende de qual sistema operacional está sendo utilizado. Consulte a documentação do sistema operacional para obter informações sobre controladores Ethernet e veja o arquivo LEIA-ME do driver de dispositivo do controlador Ethernet.
Conclua as seguintes etapas para tentar resolver suspeita de problemas com o controlador Ethernet.
Os drivers de dispositivos corretos devem estar instalados e eles devem estar no nível mais recente.
Certifique-se de que o cabo Ethernet esteja instalado corretamente.
O cabo deve estar seguramente conectado em todas as conexões. Se o cabo estiver conectado mas o problema continuar, tente um cabo diferente.
Verifique se o cabo utilizado é suportado pelo adaptador. Para obter mais informações sobre os adaptadores, cabos e transceptores compatíveis dos servidores específicos, acesse Compatibilidade para hardware, aplicativos e middleware.
A classificação do cabo deve ser suficiente para a taxa de dados da rede. Por exemplo, uma rede RJ45 de 1 Gb requer um cabo de classificação Cat5e ou superior.
Determine se o comutador suporta autonegociação. Se não, tente configurar o controlador Ethernet integrado manualmente para igualar a velocidade da porta do comutador. Além disso, se os modos de correção de erro de encaminhamento (FEC) forem compatíveis, garanta que o adaptador e a porta do comutador tenham configurações correspondentes.
Verifique os LEDs do controlador Ethernet no servidor. Esses LEDs indicam se há algum problema com o conector, cabo ou comutador.
O LED de status de link da Ethernet fica aceso quando o controlador Ethernet estabeleceu um link com a porta do comutador. Se o LED estiver apagado, poderá haver um conector ou um cabo com defeito ou um problema com a porta do comutador. Em alguns casos, um LED de link bicolor é usado. Verde indica um link na velocidade de rede mais alta. Amarelo indica um link inferior à velocidade de rede mais alta.
O LED de atividade de transmissão/recebimento Ethernet fica aceso ou pisca quando o controlador Ethernet envia ou recebe dados através da rede Ethernet. Se a atividade de transmissão/recepção Ethernet estiver desligada, garanta que o comutador esteja ligado, a rede esteja em operação e os drivers de dispositivo corretos estejam instalados.
Verifique as causas específicas do sistema operacional para o problema e garanta que os drivers do sistema operacional estejam instalados corretamente.
Certifique-se de que os drivers de dispositivo no cliente e no servidor estejam utilizando o mesmo protocolo.
Se o controlador Ethernet ainda não puder se conectar com a rede, mas o hardware parecer funcional, o administrador de rede deve investigar outras causas possíveis do erro.