Pular para o conteúdo principal

Problemas com a memória

Utilize as tabelas de solução de problemas para localizar soluções para problemas que tenham sintomas identificáveis.

Tabela de duas colunas para documentar o sintoma e a ação correspondente para problemas de memória.

  • Siga as ações sugeridas na ordem listada na coluna Ação até resolver o problema.
  • Se uma etapa de ação for precedida por (Apenas para técnico treinado), essa etapa deve ser executada apenas por um técnico treinado.
  • Acesse o website de suporte em o Portal de Suporte Lenovo para verificar informações técnicas, sugestões, dicas e novos drivers de dispositivo ou para enviar uma solicitação por informações.
SintomaAção
A quantidade de memória do sistema exibida é menor que a quantidade de memória física instalada.
Nota
Sempre que você instalar ou remover um DIMM, você deverá desconectar o servidor da fonte de alimentação; em seguida, esperar 10 segundos antes de reiniciar o servidor.
  1. Certifique-se de que:
    • Nenhum LED de erro está aceso no painel de informações do operador.
    • Nenhum LED de erro DIMM está aceso na placa-mãe.
    • O canal de memória espelhada não considera a discrepância.
    • Os módulos de memória estão encaixados corretamente.
    • Você instalou o tipo de memória correto.
    • Se alterou a memória, você atualizou a configuração da memória no utilitário de configuração.
    • Todos os bancos de memória estão ativados. O servidor pode ter desativado automaticamente um banco de memória ao detectar um problema ou um banco de memória pode ter sido desativado manualmente.
    • Não há incompatibilidade de memória quando o servidor está na configuração mínima de memória.
  2. Reconecte os DIMMs e, em seguida, reinicie o servidor.
  3. Verifique o log de erros de POST:
    • Se um DIMM tiver sido desativado por um Systems Management Interrupt (SMI), substitua o DIMM.
    • Se um DIMM foi desativado pelo usuário ou pelo POST, reposicione o DIMM; em seguida, execute o utilitário de Configuração e ative o DIMM.
  4. Verifique se todas as DIMMs estão inicializadas no Setup utility e, em seguida, execute os diagnósticos de memória (consulte Executando os programas de diagnóstico DSA Preboot).
  5. Inverta os DIMMs entre os canais (do mesmo microprocessador) e, em seguida, reinicie o servidor. Se o problema estiver relacionado com um DIMM, substitua o DIMM com falha.
  6. Reative todos os DIMMs usando o utilitário de configuração e, em seguida, reinicie o servidor.
  7. (Apenas para técnico treinado) Instale o DIMM com falha em um conector DIMM para o microprocessador 2 (se instalado) para verificar se o problema não é o microprocessador ou o conector DIMM.
  8. (Apenas técnico treinado) Substitua a placa-mãe.
Diversos DIMMs em um canal são identificados como com falha.
Nota
Sempre que você instalar ou remover um DIMM, você deverá desconectar o servidor da fonte de alimentação; em seguida, esperar 10 segundos antes de reiniciar o servidor.
  1. Encaixe novamente os DIMMs; em seguida, reinicie o servidor.
  2. Remova o DIMM de maior número dentre os que estão identificados e substitua-o por um DIMM conhecido idêntico; em seguida, reinicie o servidor. Repita as etapas conforme necessário. Se as falhas continuarem depois que todos os DIMMs identificados forem substituídos, acesse a etapa 4.
  3. Retorne os DIMMs removidos, um de cada vez, aos seus conectores originais, reiniciando o servidor após cada DIMM, até que um DIMM falhe. Substitua cada DIMM com falha por um DIMM conhecido idêntico, reiniciando o servidor após cada substituição de DIMM. Repita a etapa 3 até ter testado todos os DIMMs removidos.
  4. Substitua o DIMM de maior numeração dos identificados; em seguida, reinicie o servidor. Repita as etapas conforme necessário.
  5. Inverta os DIMMs entre os canais (do mesmo microprocessador) e, em seguida, reinicie o servidor. Se o problema estiver relacionado com um DIMM, substitua o DIMM com falha.
  6. (Apenas para técnico treinado) Instale o DIMM com falha em um conector DIMM para o microprocessador 2 (se instalado) para verificar se o problema não é o microprocessador ou o conector DIMM.
  7. (Apenas técnico treinado) Substitua a placa-mãe.