Considerações sobre implantação do sistema operacional
Antes de tentar implantar uma imagem do sistema operacional, revise as seguintes considerações.
Considerações do gerenciador de recursos
- Para dispositivos que são gerenciados usando o Lenovo XClarity Administrator, garanta que a instância do XClarity Administrator tenha as licenças ou período de avaliação necessários para executar funções de implantação do SO.
- A implantação do SO não é aceita em dispositivos gerenciados pelo Lenovo XClarity Management Hub.
Considerações sobre dispositivo gerenciado
- Verifique se a função de implantação do SO é compatível com os dispositivos de destino. Para obter informações sobre limitações de implantação do sistema operacional para dispositivos específicos, consulte Hardware e software compatíveis – XClarity Orchestrator.
- Certifique-se de que nenhum trabalho esteja em execução atualmente no servidor de destino. Para ver uma lista de trabalhos ativos, clique em .
- Verifique se todo o firmware no servidor gerenciado está nos níveis mais recentes (consulte Fornecimento de atualizações para recursos gerenciados).
- Verifique se a configuração no servidor gerenciado está atualizada (consulte Fornecimento das configurações do servidor).
Além disso, garanta que o dispositivo de destino não tenha um padrão de servidor adiado ou ativado parcialmente. Se um padrão de servidor foi adiado ou ativado parcialmente no servidor gerenciado, você deve reiniciar o servidor para aplicar todas as definições de configuração. Não tente implantar um sistema operacional em um servidor com um padrão de servidor ativado parcialmente.
Para determinar o status de configuração do servidor, consulte o campo Status da configuração na página Resumo do servidor gerenciado (consulte Visualizando detalhes de dispositivos).
- Garanta que uma senha da conta raiz que deve ser usada para implantar o sistema operacional seja definida. Para obter mais informações sobre como configurar a senha, consulte Configurando perfis do sistema operacional.
- Certifique-se de que não há nenhuma mídia montada (como ISOs) no servidor de destino. Além disso, certifique-se de que não haja nenhuma sessão de mídia remota ativa abertas para o controlador de gerenciamento.
- Certifique-se de que o carimbo de data/hora no BIOS esteja definido para a data e a hora atuais.
- Para servidores ThinkSystem
- Verifique se a opção BIOS Legado está desabilitada. No utilitário de configuração BIOS/UEFI (F1), clique em e verifique se BIOS legado está definido como Desabilitado.
- O recurso XClarity Controller Enterprise é necessário para a implantação do sistema operacional.
- Para servidores do System x
- Verifique se a opção BIOS Legado está desabilitada. No utilitário de configuração BIOS/UEFI (F1), clique em e verifique se BIOS legado está definido como Desabilitado.
- Verifique se uma chave FoD (Feature on Demand) para presença remota está instalada. Você pode determinar se a presença remota está ativada, desativada ou não está instalada em um servidor na página Servidores (consulte Visualizando detalhes de dispositivos).
- Para servidores Flex System, certifique-se de que o chassi esteja ligado.
- Para servidores NeXtScale, verifique se uma chave FoD (Feature on Demand) para presença remota está instalada. Você pode determinar se a presença remota está ativada, desativada ou não está instalada em um servidor na página Servidores (consulte Visualizando detalhes de dispositivos).
- Para dispositivos Converged e ThinkAgile, é recomendado não usar o XClarity Orchestrator para executar uma implantação do sistema operacional bare-metal.
Considerações sobre o sistema operacional
- Certifique-se de ter todas as licenças do sistema operacional aplicáveis para ativar os sistemas operacionais instalados. Você é responsável por obter licenças diretamente do fabricante do sistema operacional.
- Assegure-se de que a imagem do sistema operacional que você pretende implantar já esteja carregada no Repositório de imagens do SO. Para obter informações sobre como importar imagens, consulte Importando imagens do sistema operacional.
- Imagens do sistema operacional no repositório de imagens do SO podem não ser compatíveis apenas em certas plataformas de hardware. É possível determinar se um sistema operacional é compatível com um servidor específico no Site do guia de interoperabilidade do SO da Lenovo.
- Sempre instale o sistema operacional mais recente para garantir que possui os drivers de dispositivo do adaptador de E/S de caixa de entrada mais recentes necessários.
Para o VMware, use a última Imagem Personalizada da Lenovo para ESXi, que inclui suporte para os adaptadores mais recentes. Para informações sobre como obter essa imagem, consulte Suporte VMware – Página da Web de downloads.
Para obter mais informações sobre limitações para sistemas operacionais específicos, consulte Sistemas operacionais suportados.
Considerações de rede
- Certifique-se de que todas as portas necessárias estejam abertas (consulte Disponibilidade da porta para sistemas operacionais implantados).
- Verifique se o gerenciador de recursos está configurado para usar redes de gerenciamento e de dados.
- Garanta que o gerenciador de recursos possa se comunicar com o servidor de destino (o Baseboard Management Controller e a rede de dados dos servidores) nas interfaces de rede de gerenciamento e de dados.
Para especificar uma interface a ser usada para implantação do sistema operacional, consulte Configurando o acesso à rede na documentação online do XClarity Administrator.
Para obter mais informações sobre a rede de implantação do sistema operacional e interfaces, consulte Considerações de rede na documentação online do XClarity Administrator.
- Se a rede estiver lenta ou instável, você poderá ter resultados imprevisíveis ao implantar sistemas operacionais.
- Você deve usar endereços IP atribuídos dinamicamente usando DHCP. Endereços IP estáticos não têm suporte.
Para obter mais informações sobre a rede de implantação do sistema operacional e interfaces, consulte Configurando o acesso à rede e Considerações de rede na documentação online do XClarity Administrator.
Considerações de armazenamento e opções de inicialização
- É possível instalar o sistema operacional em apenas uma unidade de disco local. Hipervisor incorporado, unidades M.2 e armazenamento SAN não são compatíveis.
- Cada servidor deve ter um adaptador RAID de hardware ou SAS/SATA HBA instalado e configurado. O RAID do software que geralmente está presente no adaptador de armazenamento Intel SATA integrado ou que é configurado como JBOD não é suportado. No entanto, se um adaptador RAID de hardware não estiver presente, configurar o adaptador SATA no Modo AHCI SATA habilitado para implantação do sistema operacional ou configurar discos bons não configurados como JBOD poderá funcionar em alguns casos. Para obter mais informações, consulte O instalador do SO não pode localizar a unidade de disco em que você deseja instalar.
- Certifique-se de que a opção de inicialização UEFI no servidor de destino esteja configurada como
Apenas inicialização UEFI
antes de implantar um sistema operacional. As opções de inicializaçãoApenas legado
eUEFI primeiro, depois legado
não são suportadas para implantação do sistema operacional. - Cada servidor deve ter um adaptador RAID de hardware instalado e configurado.Atenção
- Somente o armazenamento configurado com RAID de hardware é suportado.
- O RAID do software que geralmente está presente no adaptador de armazenamento Intel SATA integrado ou que é configurado como JBOD não é suportado. No entanto, se um adaptador RAID de hardware não estiver presente, configurar o adaptador SATA no Modo AHCI SATA habilitado para implantação do sistema operacional ou configurar discos bons não configurados como JBOD poderá funcionar em alguns casos.
- Se um adaptador SATA estiver ativado, o modo SATA não deverá ser configurado como
IDE.
- O armazenamento NVMe que é conectado à placa-mãe do servidor ou controlador HBA não tem suporte e não deve ser instalado no dispositivo; caso contrário, a implantação do SO em armazenamento não NVMe falhará.
- Certifique-se que o modo de inicialização seguro esteja desabilitado para o servidor. Se estiver implantando um sistema operacional habilitado para o modo de inicialização seguro (como o Windows), desabilite o modo de inicialização seguro, implante o sistema operacional e então habilite novamente o modo de inicialização seguro.
- Para servidores ThinkServer, assegure que os seguintes requisitos sejam atendidos.
- As configurações de inicialização no servidor devem incluir uma Política de OpROM de Armazenamento que é configurada para UEFI Only.
- Se estiver implantando o ESXi e houver adaptadores de rede inicializáveis em PXE, desabilite o suporte para PXE nesses adaptadores de rede antes de implantar o sistema operacional. A implantação será concluída, e você poderá reabilitar o suporte para PXE se desejar.
- Se estiver implantando o ESXi e houver dispositivos inicializáveis na lista de ordem de inicialização além da unidade na qual o sistema operacional deve ser instalado, remova-os dessa lista antes de implantar o sistema operacional. Após a conclusão da implantação, você poderá voltar a adicionar o dispositivo inicializável à lista. Certifique-se de que a unidade instalada esteja no topo da lista.
Para obter mais informações sobre as configurações de local de armazenamento, consulte Configurando perfis do sistema operacional.