Pular para o conteúdo principal

Fornecendo sistemas operacionais

É possível usar o Lenovo XClarity Orchestrator para gerenciar o repositório de imagens do SO e implantar imagens do sistema operacional.

Antes de iniciar

O XClarity Orchestrator não implanta sistemas operacionais diretamente em dispositivos. Em vez disso, ele envia solicitações ao gerenciador de recursos aplicável para executar a implantação. O gerenciador de recursos deve ter as licenças necessárias para executar funções de implantação do SO.

Revise as considerações de implantação antes de tentar implantar sistemas operacionais em dispositivos gerenciados (consulte Considerações sobre implantação do sistema operacional).

Verifique se todo o firmware no servidor gerenciado está nos níveis mais recentes (consulte Fornecimento de atualizações para recursos gerenciados).

Verifique se a configuração no servidor gerenciado está atualizada (consulte Fornecimento das configurações do servidor).

Atenção
É recomendado não usar o XClarity Orchestrator para executar uma implantação do sistema operacional bare-metal em dispositivos Converged e ThinkAgile.
Nota
Verifique se os servidores são gerenciados usando o XClarity Administratorv4.0 ou posterior.

Sobre esta tarefa

O XClarity Orchestrator fornece uma maneira simples de implantar imagens de sistema operacional em servidores bare-metal, que normalmente não têm um sistema operacional instalado. Se você implantar um sistema operacional em um servidor que possui um sistema operacional, o XClarity Orchestrator executará uma instalação nova que substitui as partições nos discos de destino.

Vários fatores determinam a quantidade de tempo necessária para implantar um sistema operacional em um servidor.

  • A quantia de RAM instalada no servidor, o que afeta quanto tempo o servidor leva para iniciar.
  • O número e os tipos de adaptadores de E/S instalados no servidor, o que afeta o tempo gasto para coletar dados do inventário. Isso também afeta o tempo gasto para o firmware UEFI ser iniciado quando o servidor é iniciado. Durante a implantação do sistema operacional, o servidor é reiniciado várias vezes.
  • A quantidade de tráfego de rede. A imagem do sistema operacional é baixada no servidor pela rede de dados ou pela rede de implantação do sistema operacional.
  • A quantidade de RAM, processadores e armazenamento de unidade de disco rígido que está disponível para o servidor do Orchestrator e gerenciadores de recursos.

Procedimento

A figura a seguir ilustra o fluxo de trabalho para implantar uma imagem do SO em um servidor.


Ilustra o fluxo de trabalho para implantar sistemas operacionais.

  1. Importe imagens do SO.

    Antes de implantar um sistema operacional em um servidor, você deve primeiro importar a imagem do sistema operacional para o repositório de imagens do SO no gerenciador de recursos do XClarity Orchestrator. Quando você importa uma imagem do SO:

    • Verifica se há espaço suficiente no repositório de imagens do SO antes de importar o sistema operacional. Se você não tiver espaço suficiente para importar uma imagem, exclua uma imagem existente do repositório de imagens do SO e tente importar novamente a nova imagem.
    • Cria um ou mais perfis dessa imagem e armazena o perfil no repositório de imagens do SO. Cada perfil inclui a imagem do SO e opções de instalação. Para obter informações adicionais sobre perfis predefinidos de imagem do SO, consulte Perfis de imagem do sistema operacional.

    Um sistema operacional de base é a imagem do SO completa que foi importada para o repositório de imagens do SO. A imagem de base importada contém perfis predefinidos que descrevem as configurações de instalação para essa imagem. Você pode criar perfis personalizados com base em perfis predefinidos na imagem do SO que pode ser implantada para configurações específicas.

    Para obter uma lista de sistemas operacionais de base e personalizados suportados, consulte Sistemas operacionais suportados.

  2. Personalizar e atribuir o perfil do SO

    Os perfis do sistema operacional são criados automaticamente ao importar um sistema operacional. Os perfis criados são baseados no tipo e na versão do sistema operacional. É possível modificar o perfil, incluindo credenciais do SO, nome do host, configurações de rede e armazenamento, chaves de licença e local de armazenamento.

  3. Atribuir e implantar o perfil do SO

    É possível atribuir um perfil do SO a um ou mais servidores de destino e, em seguida, implantar o perfil nesses servidores. . Lembre-se de que para implantar um sistema operacional, o servidor deve ter um status de implantação de Pronto.

    O XClarity Orchestrator não implanta sistemas operacionais diretamente em dispositivos. Em vez disso, ele envia uma solicitação ao gerenciador de recursos aplicável para executar a implantação e rastreia o progresso da solicitação. O XClarity Orchestrator identifica as dependências, garante que os recursos de destino sejam provisionados na ordem, transfere os arquivos aplicáveis ao gerenciador de recursos e cria uma solicitação para iniciar um trabalho no gerenciador de recursos para executar a implantação.

    Antes de tentar implantar uma imagem do sistema operacional, revise Considerações sobre implantação do sistema operacional.

    Para obter mais informações sobre como atribuir e implantar um perfil de SO, consulte Implantando uma imagem do sistema operacional.