Pular para o conteúdo principal

Fornecimento das configurações do servidor

Os padrões de configuração do servidor são usados para configurar rapidamente vários servidores a partir de um único conjunto de configurações definidas. Cada padrão define as características de configuração para um tipo de servidor específico. É possível criar um padrão de servidor aprendendo as configurações de servidor existente.

Antes de iniciar

Verifique se os servidores que você deseja configurar estão atualizados com o firmware mais recente.

Sobre esta tarefa

A configuração de servidores usando padrões é compatível apenas com servidores ThinkSystem (excluindo SR635 e SR655).

É possível usar padrões de configuração do servidor para definir as configurações e definições do Baseboard Management Controller e da Unified Extensible Firmware Interface (UEFI) nos servidores gerenciados. Os padrões integram suporte para virtualizar endereços de E/S. Assim, é possível virtualizar conexões de malha do servidor ou redefinir servidores sem interromper a malha.

Não é possível definir as configurações a seguir.
  • Ordem de inicialização
  • Armazenamento local e zoneamento de SAN
  • Adaptadores de E/S
  • Contas de usuários locais
  • Servidores LDAP

Procedimento

A figura a seguir ilustra o fluxo de trabalho para configurar servidores gerenciados.


Ilustra o fluxo de trabalho para atualizar recursos.

  1. Criar um padrão de servidor

    É possível criar padrões para representar diferentes configurações usadas em seu data center, aprendendo as configurações e definições dos servidores existentes.

    Importante
    Considere criar um padrão para cada tipo de servidor em seu data center. Por exemplo, crie um padrão de servidor para todos os servidores ThinkSystem SR650 e outro padrão de servidor para todos os servidores ThinkSystem SR850. Não implante um padrão de configuração criado para um tipo do servidor em outro tipo de servidor.

    Para obter mais informações sobre como criar padrões de servidor, consulte Aprendendo um padrão de configuração de servidor de um servidor existente.

  2. Atribuir o padrão a um ou mais servidores gerenciados

    É possível atribuir um padrão a vários servidores; entretanto, cada servidor pode ter apenas um padrão atribuídoXClarity Orchestrator.

    Considere criar um padrão para cada tipo de servidor em seu data center. Por exemplo, crie um padrão de servidor para todos os servidores ThinkSystem SR650 e outro padrão de servidor para todos os servidores ThinkSystem SR850.

    Não atribua nem implante um padrão de servidor criado para um tipo do servidor em outro tipo de servidor.

    Depois de atribuir um padrão aplicável a um ou mais servidores de destino, o XClarity Orchestrator executa uma verificação de conformidade nos servidores para determinar se a configuração do servidor corresponde ao padrão. Os servidores que estão fora de conformidade com seu padrão atribuído são sinalizados.

    Para obter mais informações sobre como criar padrões de servidor, consulte Aplicando e ativando atualizações aos gerenciadores de recursos.

  3. Implantar o padrão atribuído nos servidores de destino

    Você pode implantar padrões atribuídos a um ou mais servidores específicos ou a grupos de servidores. Quando você implanta um padrão, as configurações e as definições desse padrão são gravados na memória compartilhada e, em seguida, ativados. Algumas configurações requerem uma reinicialização do sistema antes de serem ativadas.

    Os servidores devem ser atualizados para ativar determinadas alterações de configuração, como configurações do Baseboard Management Controller e Unified Extensible Firmware Interface (UEFI). É possível escolher quando ativar as alterações:

    • A Ativação adiada ativa todas as alterações de configuração após a próxima reinicialização do servidor. É necessário reiniciar o servidor manualmente para prosseguir com o processo de implantação.
    Nota
    As configurações em um servidor poderão ficar fora de conformidade com seu padrão se as configurações forem alteradas diretamente no servidor em vez de nos padrões atribuídos ou se ocorrer um problema quando o padrão atribuído for implantado, como um problema de firmware ou uma configuração inválida. É possível determinar o status de conformidade de cada servidor na guia Atribuir e implantar.
    Atenção
    O XClarity Orchestrator não atribui endereços IP e E/S a servidores individuais quando os padrões de servidor são implantados.

    Para obter mais informações sobre como criar políticas de conformidade de atualização, consulte Atribuindo e implantando um padrão de configuração do servidor.

  4. Modificar e reimplantar um padrão
    É possível fazer alterações de configuração subsequentes em um padrão existente. Ao salvar o padrão, o XClarity Orchestrator executa uma verificação de conformidade nos servidores que são atribuídos a esse padrão para determinar se a configuração do servidor corresponde ao padrão. É possível, então, reimplantar o padrão alterado para todos ou um subconjunto de servidores que são atribuídos a esse padrão.