Pular para o conteúdo principal

Atribuindo e implantando um padrão de configuração do servidor

É possível atribuir e implantar um padrão de configuração do servidor em um ou mais servidores gerenciados.

Antes de iniciar

  • Leia as considerações de configuração do servidor antes de tentar atribuir ou implantar um padrão em um servidor (consulte Atualizar considerações de implantação).
  • Verifique se os servidores que você deseja configurar estão atualizados com o firmware mais recente.

  • Não atribua nem implante um padrão de servidor criado para um tipo do servidor em outro tipo de servidor.

  • XClarity Orchestrator não impede que você atribua ou implante um padrão de configuração do servidor em um servidor que tenha um padrão ou perfil de servidor atribuído em Lenovo XClarity Administrator. A implantação de um padrão usando XClarity Orchestrator pode afetar a conformidade do padrão em XClarity Administrator.
  • XClarity Orchestrator não atribui endereços IP e E/S a servidores individuais quando os padrões de servidor são implantados.

Sobre esta tarefa

Quando um padrão é atribuído a um servidor, o XClarity Orchestrator executa uma verificação de conformidade para comparar as configurações atuais no servidor com as configurações no padrão de configuração e atualiza a coluna Status de conformidade com base nos resultados. O status de conformidade pode ser um dos valores a seguir.

  • Compatível. Todas as configurações no padrão atribuído corresponderão às configurações no servidor.
  • Não conforme. Uma ou mais configurações no padrão atribuído não correspondem às configurações no servidor. Passe o mouse sobre a célula da tabela para exibir um pop-up que lista as configurações e valores não correspondentes.
  • Pendente. Uma implantação de padrão ou uma verificação de conformidade está em andamento.
  • Reinicialização pendente. O servidor precisa ser reiniciado para ativar as alterações de configuração após a implantação do padrão.
  • Não Disponível. O padrão não é atribuído ao servidor.

Ao implantar um padrão em um servidor, o XClarity Orchestrator modifica as configurações do servidor para corresponder ao padrão de configuração do servidor atribuído. Quando a implantação for concluída, o XClarity Orchestrator executará a verificação de conformidade para verificar se as configurações no padrão atribuído correspondem à configuração no servidor e, em seguida, atualizará o status de conformidade para o servidor.

Procedimento

Para atribuir e implantar um padrão de configuração de servidor em um ou mais servidores, execute as etapas a seguir.

  1. Na barra de menus do XClarity Orchestrator, clique em Fornecimento (Ícone Fornecimento) > Configuração do servidor e, em seguida, clique na guia Atribuir e implantar para exibir a placa Atribuir e Implantar Padrões de Configuração do Servidor.

    Cartão Atribuir e implantar
  2. Atribua um padrão a um ou mais servidores.
    1. Selecione um ou mais servidores.
    2. Clique no ícone Atribuir (Ícone de Atribuir padrão) para exibir a caixa de diálogo Atribuir padrão de configurações do servidor.
      Caixa de diálogo Atribuir padrão de configurações do servidor
    3. Selecione o padrão que você deseja atribuir.
      Nota
      • Esta lista mostra todos os padrões aplicáveis para os servidores específicos. A lista poderá estar incompleta se o servidor do Orchestrator ainda estiver calculando os padrões aplicáveis. Nesse caso, feche a caixa de diálogo, aguarde algum tempo e abra a caixa de diálogo novamente.
      • Selecione o padrão Sem atribuição para cancelar a atribuição de um padrão na lista selecionada de dispositivos.
    4. Selecione a regra de atribuição. Este pode ser um dos valores a seguir.
      • Todos os dispositivos aplicáveis (substituir padrões atribuídos)
      • Dispositivos aplicáveis sem atribuição de padrão
      • Somente os dispositivos aplicáveis selecionados (substituir padrões atribuídos)
      • Somente dispositivos aplicáveis selecionados sem atribuição de padrão
    5. Clique em Atribuir.
  3. Implante o padrão atribuído nos servidores específicos.
    1. Selecione um ou mais servidores.
      Nota
      Os modelos de dispositivo incompatíveis são exibidos em texto cinza e não podem ser selecionados.
    2. Clique no ícone Implantar (Ícone de Implantar padrão) para exibir a caixa de diálogo Implantar padrão de configurações do servidor.
      Caixa de diálogo Implantar padrão de configuração do servidor
    3. Escolha quando ativar as atualizações.
      • A Ativação adiada ativa todas as alterações de configuração após a próxima reinicialização do servidor. É necessário reiniciar o servidor manualmente para prosseguir com o processo de implantação.
        Importante
        Use Reiniciar normalmente para reiniciar o servidor para continuar o processo de atualização. Não use Reiniciar Imediatamente.
    4. Clique em Implantar.

      Um trabalho é criado para executar esta operação. É possível monitorar o andamento do trabalho no cartão Monitoramento (Ícone de Monitoramento) > Trabalhos. Se o trabalho não foi concluído com êxito, clique no link do trabalho para exibir detalhes sobre o trabalho (consulte Monitorando trabalhos.)

Depois de concluir

É possível executar as ações a seguir na placa Padrões.
  • Execute manualmente uma verificação de conformidade de configuração em servidores selecionados clicando em Todas as Ações > Verificação da conformidade.
  • Cancelamento da atribuição de um padrão de um ou mais servidores de destino atribuindo o padrão Sem atribuição.
  • Solução de problemas ao implantar um padrão (consulte Solução de problemas de configuração do servidor).
  • Encaminhe relatórios sobre conformidade de configuração de forma recorrente em um ou mais endereços de e-mail clicando no ícone Criar encaminhador de relatórios (Ícone de Adicionar). O relatório é enviado usando os filtros de dados que estão aplicados atualmente à tabela. Todas as colunas da tabela mostradas e ocultas são incluídas no relatório. Para obter mais informações, consulte Encaminhando relatórios.
  • Adicione um relatório de conformidade de configuração a um encaminhador de relatórios específico usando os filtros de dados que estão aplicados atualmente à tabela clicando no ícone Adicionar ao encaminhador de relatórios (Ícone de Adicionar ao relatório). Se o encaminhador de relatórios já incluir um relatório de conformidade de configuração, ele será atualizado para usar os filtros de dados atuais.