Implantando um padrão de servidor para suportar a inicialização de SAN
Ao criar e implantar um padrão de servidor para suportar a inicialização de um sistema a partir de SAN, certifique-se de identificar o destino de inicialização de SAN e os adaptadores que fazem parte do servidor.
Procedimento
Para criar e implantar um padrão de servidor que suporta a implantação do sistema operacional no armazenamento SAN, conclua as seguintes etapas.
Na barra de menu do Lenovo XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Padrões. A página Padrões de Configuração: Padrões é exibida.
Para identificar os IDs de LUN e de WWPN dos volumes de armazenamento onde o sistema operacional deve ser implantado, crie um padrão de categoria.
Clique na guia Padrões de Categoria.
Clique em Padrões de Destino de Inicialização do Fibre Channel e, em seguida, clique no ícone Criar ().
Insira o WWPN do destino de armazenamento.
Nota
Clique em Permitir Vários Identificadores de LUN para atribuir vários identificadores LUN de destino aos mesmos volumes de armazenamento.
Clique em Criar para criar o padrão. O destino é exibido na lista de Padrões de Destino de Inicialização do Fibre Channel.
Clique na guia Padrões de Servidor para criar um padrão.
Clique no ícone Criar (). O Assistente dos Novos Padrões de Servidor é exibido.
Clique em Criar um novo padrão a partir do zero.
Na guia Geral:
Selecione Nós de cálculo Flex para o fator forma.
Especifique um nome padrão (x240_san_boot) e descrição.
Clique em Avançar.
Na guia Armazenamento Local, considere desativar o adaptador de armazenamento local se estiver usando um sistema sem disco para melhorar o tempo de inicialização relacionado à verificação de unidades locais. Em seguida, clique em Avançar.
Na guia Adaptadores de E/S, adicione as placas de Ethernet e Fibre Channel. Certifique-se de que estejam nos slots PCI apropriados.
Para cada placa, clique em Adicionar Adaptador de E/S, escolha o slot PCI onde a placa está localizada e selecione a placa.
Nota
Certifique-se de especificar uma placa Ethernet e uma placa Fibre Channel.
Verifique se o endereçamento do adaptador de E/S está configurado como Virtual. Clique no ícone Editar para especificar a configuração a ser usada para o endereçamento virtual de Ethernet (MAC) e o endereçamento virtual de Fibre Channel (WWN).
Editar Endereçamento Virtual
Na página, é possível usar o endereço MAC gravado na placa Ethernet, desativando o endereçamento virtual. Entretanto, para selecionar e utilizar um padrão de destino de inicialização Fibre Channel, você deverá usar o endereçamento virtual para o adaptador Fibre Channel.
Clique em Avançar.
Na guia Boot, inclua o padrão de destino de inicialização de SAN criado anteriormente.
Na guia Inicialização de SAN, escolha o padrão de destino de inicialização de SAN definido.
Clique em Avançar.
Na guia Configurações de Firmware, defina todos os padrões de categoria adicionais que devem ser incluídos nesse padrão de servidor. É possível configurar os seguintes padrões de categoria.
UEFI estendida. É possível escolher as configurações predefinidas ou UEFI que foram detectadas anteriormente (consulte Definindo configurações UEFI estendidas).
Clique em Salvar e Implantar para salvar o padrão no Lenovo XClarity Administrator e implantá-lo nos servidores em que você pretende instalar o VMware ESXi.
Depois de concluir
Considere as seguintes etapas após o padrão de servidor ser implantado nos servidores.
Obtenha os endereços WWPN virtualizados que foram criados e inclua-os à zona de armazenamento para que o servidor possa acessar o LUNs de armazenamento definidos.
Dica
depois de implantar o perfil do servidor, é possível localizar os endereços WWPN virtualizados visualizando o perfil do servidor.
Na barra de menu do Lenovo XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Perfis de servidor.
Clique no perfil de servidor implantado (por exemplo, x240_SAN_boot). A guia Mapeamento de Endereço Virtual exibe a lista de endereços.