Pular para o conteúdo principal

Gerenciando servidores

É possível usar o Lenovo XClarity Orchestrator para gerenciar vários tipos de servidores.

Antes de iniciar

Para executar esta tarefa, você deve ser membro de um grupo de usuários local ao qual a função predefinida de Supervisor ou Administrador de Segurança foi atribuída.

Reveja as considerações de gerenciamento antes de gerenciar um dispositivo (consulte Considerações sobre gerenciamento de dispositivos).

Revise as configurações globais de descoberta antes de gerenciar um dispositivo (consulte Definindo configurações de descoberta globais).

Para descobrir e gerenciar dispositivos de borda que não respondem ao protocolo de descoberta de serviço, consulte Gerenciando dispositivos ThinkEdge Client.

A opção de gerenciamento em massa está disponível apenas para servidores. Ela não comporta outros tipos de dispositivo.

Sobre esta tarefa

O XClarity Orchestrator monitora e gerencia dispositivos por meio de gerenciadores de recursos. Ao conectar um gerenciador de recursos, o XClarity Orchestrator gerencia todos os dispositivos gerenciados por esse gerenciador de recursos.

Também é possível trazer dispositivos para o gerenciamento usando o XClarity Orchestrator. O XClarity Orchestrator lista dispositivos que já foram descobertos (mas não gerenciados) pelos gerenciadores de recursos. Ao gerenciar dispositivos descobertos a partir do XClarity Orchestrator, os dispositivos são gerenciados pelo gerenciador de recursos que o descobriu. Ao descobrir e gerenciar dispositivos manualmente usando endereços IP, nomes de host ou sub-redes, escolha qual gerenciador de recursos deseja usar para gerenciar os dispositivos. O XClarity Management Hub pode ser usado para gerenciar dispositivos ThinkEdge Client. O XClarity Management Hub 2.0 pode ser usado para gerenciar dispositivos ThinkServer. O Lenovo XClarity Administrator pode ser usado para gerenciar servidores, armazenamento, comutadores e chassi.

Nota
  • Se você tentar gerenciar um dispositivo por meio do XClarity Management Hub 2.0 e esse dispositivo já for gerenciado por outro XClarity Management Hub 2.0, o XClarity Orchestrator removerá a conta do usuário de gerenciamento e as assinaturas do dispositivo sem o reconhecimento de gerenciamento antigo e, em seguida, gerenciará o dispositivo novamente por meio do novo hub de gerenciamento. Após esse processo, o dispositivo ainda é gerenciado, mas fica offline no hub de gerenciamento antigo. No entanto, o dispositivo não envia mais dados a ele. Esteja ciente de que você deve cancelar manualmente o gerenciamento dos dispositivos do primeiro hub de gerenciamento pelo portal conectado.

  • Se você tentar gerenciar um dispositivo por meio do XClarity Management Hub 2.0 e esse dispositivo já for gerenciado por meio de outro XClarity Administrator, o XClarity Orchestrator removerá a conta do usuário de gerenciamento, as assinaturas e as informações de LDAP e de SSO que estão registradas no XCC pelo XClarity Administrator do dispositivo sem o reconhecimento do XClarity Administrator e, em seguida, gerenciará o dispositivo novamente por meio do novo XClarity Management Hub 2.0. Após esse processo, o dispositivo ainda é gerenciado, mas fica offline no hub XClarity Administrator. No entanto, o dispositivo não envia mais dados a ele. Esteja ciente de que você deve cancelar manualmente o gerenciamento dos dispositivos do XClarity Administrator pelo portal conectado.

Os dispositivos a seguir podem ser descobertos automaticamente pelos gerenciadores de recursos usando um protocolo de descoberta de serviço.
  • Servidores e dispositivos ThinkSystem e ThinkAgile
  • Servidores ThinkEdge SE
  • Chassi do Flex System e dispositivos ThinkSystem e Flex System em um chassi do Flex System
  • Servidores em rack e em torre ThinkServer
  • Servidores e dispositivos System x, Converged HX e NeXtScale
  • Dispositivos de armazenamento

Procedimento

Para gerenciar seus servidores, conclua um dos procedimentos a seguir.

Descobrir manualmente servidores
Para descobrir manualmente e gerenciar servidores específicos que não estão na mesma sub-rede que o servidor do orquestrador, conclua as etapas a seguir.
  1. Na barra de menus do XClarity Orchestrator, clique em Recursos (Ícone de recursos) > Novos dispositivos para exibir o cartão Descobrir e gerenciar novos dispositivos.

  2. Clique em Entrada Manual para exibir a caixa de diálogo Descobrir Novos dispositivos.
  3. Selecione Dispositivos que respondem ao protocolo de descoberta de serviço e, em seguida, clique em Avançar.
  4. Selecione Manual e clique em Avançar.
  5. Escolha como deseja descobrir os dispositivos e, em seguida, especifique os valores apropriados.

    • Endereços IP/Nomes de host. Insira o endereço IP IPV4 ou IPv6 ou o nome de domínio totalmente qualificado para cada dispositivo que você deseja gerenciar (por exemplo, 192.0.2.0 ou d1.acme.com).
    • Intervalos de IP. Insira os endereços IP inicial e final para o conjunto de dispositivos que você deseja gerenciar.
    • Sub-redes. Insira o endereço IP e a máscara para a sub-rede. O XClarity Orchestrator verifica a sub-rede para dispositivos gerenciáveis.
  6. Selecione o Gerenciador de Recursos que você deseja usar para gerenciar os dispositivos.
  7. Clique em Descobrir dispositivos.

    Quando o processo de descoberta é concluído, os dispositivos descobertos são listados na tabela Novos dispositivos.

Gerenciar servidores descobertos
Para gerenciar dispositivos já descobertos, conclua as etapas a seguir.
  1. Na barra de menus do XClarity Orchestrator, clique em Recursos (Ícone de recursos) > Novos dispositivos para exibir o cartão Descobrir e gerenciar novos dispositivos.


    Cartão Descobrir e gerenciar dispositivos
  2. Clique em Todas as Ações > Atualizar para descobrir todos os dispositivos gerenciáveis no domínio XClarity Orchestrator. A descoberta pode levar vários minutos.
  3. Selecione um ou mais servidores que você deseja gerenciar.
  4. Clique no ícone Gerenciar dispositivos selecionados (Ícone de Adicionar) para exibir a caixa de diálogo Gerenciar dispositivos descobertos.
  5. Revise a lista de dispositivos selecionados para gerenciar e clique em Avançar.
  6. Especifique o nome do usuário e a senha para autenticação no servidor.
    Dica
    considere usar uma conta de supervisor ou administrador para gerenciar o dispositivo. Se uma conta com autoridade de nível inferior for usada, poderá ocorrer uma falha no gerenciamento ou poderá ser realizado êxito, mas alguns recursos poderão falhar.
  7. Opcional: selecione Criar uma conta de recuperação e desabilitar todos os usuários locais e, em seguida, especifique a senha de recuperação.

    Quando desativadas, as contas do usuário locais são usadas para autenticação.

    Quando ativado, o Gerenciador de Recursos atribuído cria uma conta do usuário de autenticação gerenciada e uma conta de recuperação (RECOVERY_ID) no servidor, e todas as outras contas do usuário locais estão desabilitadas. A conta do usuário de autenticação gerenciada é usada pelo XClarity Orchestrator e pelo gerenciador de recursos para autenticação. Se houver um problema com o XClarity Orchestrator ou o Gerenciador de Recursos e ele parar de funcionar por alguma razão, não será possível fazer login no Baseboard Management Controller usando contas do usuário normais. No entanto, é possível fazer login usando a conta RECOVERY_ID.

    Importante
    Certifique-se de gravar a senha de recuperação para uso futuro.
    Nota
    Não há suporte para a conta de recuperação para servidores ThinkServer e System x M4.
  8. Opcional: habilite Definir nova senha se as credenciais estiverem expiradas e, em seguida, especifique a nova senha do servidor.

    Se a senha atual do servidor tiver expirado, ocorrerá uma falha na descoberta até que a senha seja alterada. Se você especificar uma nova senha, as credenciais serão alteradas e o processo de gerenciamento poderá continuar. A senha será alterada apenas se a senha atual expirou.

  9. Selecione Gerenciar.

    Um trabalho é criado para concluir o processo de gerenciamento em segundo plano. É possível monitorar o status do processo de gerenciamento na caixa de diálogo ou no log de trabalhos clicando em Monitoramento (Ícone de Monitoramento) > Trabalhos (consulte Monitorando trabalhos).

    Se o gerenciamento não tiver sido bem-sucedido por causa de uma das seguintes condições de erro, repita esse procedimento usando a opção Forçar gerenciamento.
    • O Gerenciador de Recursos falhou e não pode ser recuperado.
      Nota
      Se a instância do Gerenciador de Recursos de Substituição usar o mesmo endereço IP do Gerenciador de Recursos com falha, você poderá gerenciar o dispositivo novamente usando a conta RECOVERY_ID e a senha (se aplicável) e a opção Forçar gerenciamento.
    • O Gerenciador de Recursos foi desligado antes do cancelamento do gerenciamento dos dispositivos.
    • O cancelamento do gerenciamento de dispositivos não foi bem-sucedido.
    • O XClarity Orchestrator mostra um dispositivo gerenciado como offline depois que o endereço IP do dispositivo foi alterado.
Gerenciar um grande número de servidores
Para gerenciar um grande número de servidores, conclua as etapas a seguir.
  1. Na barra de menus do XClarity Orchestrator, clique em Recursos (Ícone de recursos) > Novos dispositivos para exibir o cartão Descobrir e gerenciar novos dispositivos.

  2. Clique no botão Gerenciar em massa para exibir a caixa de diálogo Gerenciar em massa.
  3. Selecione o Gerenciador de Recursos que você deseja usar para gerenciar os dispositivos.
  4. Insira o endereço IP ou o nome de domínio totalmente qualificado para cada servidor que você deseja gerenciar, separado por uma vírgula (por exemplo, 192.0.2.0, d1.acme.com).
    Importante
    • Todos esses servidores especificados devem usar as mesmas credenciais.

    • FQDNs podem conter apenas caracteres alfanuméricos, pontos e traços.

  5. Clique em Avançar.
  6. Especifique o nome do usuário e a senha para autenticação no servidor.
    Dica
    considere usar uma conta de supervisor ou administrador para gerenciar o dispositivo. Se uma conta com autoridade de nível inferior for usada, poderá ocorrer uma falha no gerenciamento ou poderá ser realizado êxito, mas alguns recursos poderão falhar.
  7. Opcional: selecione Criar uma conta de recuperação e desabilitar todos os usuários locais e, em seguida, especifique a senha de recuperação.

    Quando desativadas, as contas do usuário locais são usadas para autenticação.

    Quando ativado, o Gerenciador de Recursos atribuído cria uma conta do usuário de autenticação gerenciada e uma conta de recuperação (RECOVERY_ID) no servidor, e todas as outras contas do usuário locais estão desabilitadas. A conta do usuário de autenticação gerenciada é usada pelo XClarity Orchestrator e pelo gerenciador de recursos para autenticação. Se houver um problema com o XClarity Orchestrator ou o Gerenciador de Recursos e ele parar de funcionar por alguma razão, não será possível fazer login no Baseboard Management Controller usando contas do usuário normais. No entanto, é possível fazer login usando a conta RECOVERY_ID.

    Importante
    Certifique-se de gravar a senha de recuperação para uso futuro.
    Nota
    Não há suporte para a conta de recuperação para servidores ThinkServer e System x M4.
  8. Opcional: habilite Definir nova senha se as credenciais estiverem expiradas e, em seguida, especifique a nova senha do servidor.

    Se a senha atual do servidor tiver expirado, ocorrerá uma falha na descoberta até que a senha seja alterada. Se você especificar uma nova senha, as credenciais serão alteradas e o processo de gerenciamento poderá continuar. A senha será alterada apenas se a senha atual expirou.

  9. Selecione Gerenciar.

    Um trabalho é criado para concluir o processo de gerenciamento em segundo plano. É possível monitorar o status do processo de gerenciamento na caixa de diálogo ou no log de trabalhos clicando em Monitoramento (Ícone de Monitoramento) > Trabalhos (consulte Monitorando trabalhos).

    Se o gerenciamento não tiver sido bem-sucedido por causa de uma das seguintes condições de erro, repita esse procedimento usando a opção Forçar gerenciamento.
    • O Gerenciador de Recursos falhou e não pode ser recuperado.
      Nota
      Se a instância do Gerenciador de Recursos de Substituição usar o mesmo endereço IP do Gerenciador de Recursos com falha, você poderá gerenciar o dispositivo novamente usando a conta RECOVERY_ID e a senha (se aplicável) e a opção Forçar gerenciamento.
    • O Gerenciador de Recursos foi desligado antes do cancelamento do gerenciamento dos dispositivos.
    • O cancelamento do gerenciamento de dispositivos não foi bem-sucedido.
    • O XClarity Orchestrator mostra um dispositivo gerenciado como offline depois que o endereço IP do dispositivo foi alterado.

Depois de concluir

É possível realizar as ações a seguir no dispositivo gerenciado.

  • Monitore o status e os detalhes do dispositivo (consulte Exibindo o status dos dispositivos e Visualizando detalhes de dispositivos).
  • Cancele o gerenciamento e remova um dispositivo selecionando clicando em Recursos (Ícone de recursos) e, em seguida, clique no tipo de dispositivo na navegação à esquerda para exibir uma placa com uma exibição tabular de todos os dispositivos gerenciados desse tipo, selecione os dispositivos cujo gerenciamento deseja cancelar e, em seguida, clique no ícone Cancelar gerenciamento (Ícone de Excluir).
    Nota
    • É possível cancelar o gerenciamento de, no máximo, 50 dispositivos ao mesmo tempo.
    • Nenhum trabalho ativo deve estar em execução no dispositivo.
    • Se o XClarity Orchestrator não puder se conectar ao Gerenciador de Recursos (por exemplo, se as credenciais estiverem expiradas ou se houver problemas de rede), selecione Forçar cancelamento de gerenciamento mesmo se o dispositivo não estiver acessível.
    • Por padrão, o gerenciamento dos dispositivos gerenciados pelo XClarity Administrator e que permanecem offline por 24 horas ou mais é cancelado automaticamente (consulte Definindo configurações de descoberta globais).
    • Para a maioria dos dispositivos, determinadas informações sobre o dispositivo ficam retidas após o gerenciamento do dispositivo ser cancelado. Quando o gerenciamento dos dispositivos é cancelado:
      • A conta do usuário de gerenciamento e as assinaturas de evento e de métricas são removidas do dispositivo.

      • Para dispositivos gerenciados pelo XClarity Administrator, se o Call Home estiver habilitado no momento no XClarity Administrator, o Call Home será desabilitado no dispositivo.

      • Para dispositivos gerenciados pelo XClarity Administrator, se o encapsulamento estiver habilitado no dispositivo, as regras de firewall do dispositivo serão alteradas para as configurações antes de o dispositivo ser gerenciado.

      • Informações sensíveis, inventário e eventos e alertas que foram gerados pelo dispositivo são descartados no hub de gerenciamento.

      • Eventos e alertas que foram gerados pelo hub de gerenciamento do dispositivo ficam retidos no hub de gerenciamento.

  • Solução de problemas ao conectar um Gerenciador de Recursos (consulte Não é possível descobrir um dispositivo e Não é possível gerenciar um dispositivo).