Pular para o conteúdo principal

Configurando o encaminhamento de eventos para um gerenciador remoto de SNMPv1 ou de SNMPv3

É possível configurar o Lenovo XClarity Administrator para encaminhar eventos específicos para um gerenciador remoto de SNMPv1 ou de SNMPv3.

Sobre esta tarefa

É possível criar e habilitar até 20 encaminhadores de evento para enviar eventos a destinatários específicos.

Se o XClarity Administrator for reinicializado após os encaminhadores de evento serem configurados, você deverá aguardar o servidor de gerenciamento para gerar novamente dados internos antes que os eventos sejam encaminhados corretamente.

Nota
Para XClarity Administrator v1.2.0 e posterior, os Comutadores são incluído na guia Eventos nas caixas de diálogo Novo Encaminhador de Eventos e Alterar Encaminhador de Eventos. Se você atualizou para 1.2.0 ou posterior de uma versão anterior, lembre-se de atualizar seus encaminhadores de evento para incluir ou excluir os eventos de RackSwitch conforme apropriado. Isso será necessário mesmo se você tiver marcado a caixa de seleção Todos os Sistemas para selecionar todos os dispositivos.

Para obter informações sobre o XClarity Administrator MIB, consulte arquivo lenovoMgrAlert.mib.

Procedimento

Conclua as seguintes etapas para criar um encaminhador de evento para um gerenciador remoto de SNMPv1 ou de SNMPv3.

  1. Na barra de menu do XClarity Administrator, clique em Monitoramento > Encaminhamento de Evento. A página Encaminhamento de Evento é exibida.
  2. Clique na guia Encaminhamento de eventos.
  3. Clique no ícone Criar (Ícone de Criar). A guia Geral da caixa de diálogo Novo Encaminhador de Evento é exibida.
  4. Selecione SNMPv1 ou SNMPv3 como o tipo de encaminhador de evento e preencha as informações específicas do protocolo:
    • Digite o nome e o host de destino para o encaminhador do evento.

    • Insira a porta a ser usada para o encaminhamento de eventos. O padrão é 162.

    • Opcional: insira informações adicionais, incluindo a descrição, nome de contato e local.

    • Selecione a versão do SNMP. Este pode ser um dos valores a seguir.

      • SNMPv1. Se essa versão estiver selecionada, especifique a senha da comunidade enviada com cada solicitação de SNMP ao dispositivo.

      • SNMPv3. Esta é a versão padrão e é recomendada para segurança aprimorada. Se SNMPv3 estiver selecionado, opcionalmente, especifique o ID do usuário, o tipo de autenticação e senha, e o tipo e senha de privacidade.

        Se o receptor do trap SNMPv3 precisar do ID do mecanismo para a instância do XClarity Administrator, é possível localizá-lo executando as seguintes etapas:
        1. Certifique-se de que os parâmetros de conexão (nome de usuário, authProtocol, authPassword, privProtocol, privPassword) correspondam aos parâmetros configurados em XClarity Administrator.

        2. Usando o software preferencial (como o snmpwalk), execute uma solicitação GET do SNMP no servidor do XClarity Administrator usando um dos OIDs a seguir:
          • EngineID: 1.3.6.1.6.3.10.2.1.1.0

          • EngineBoots: 1.3.6.1.6.3.10.2.1.2.0

          Use a seguinte sintaxe para o comando snmpget. Observe que o tipo de autenticação do encaminhador pode ser SHA ou em branco (sem autenticação).
          snmpget -v 3 -u <FORWARDER_USER_ID> -l authPriv -a <FORWARDER_AUTH_TYPE> -A <FORWARDER_AUTH_PW> -x <FORWARDER_PRIVACY_TYPE> -X <FORWARDER_PRIVACY_PW> <LXCA_IP> 1.3.6.1.6.3.10.2.1.1.0 
          Por exemplo, se o endereço IP do XClarity Administrator for 192.0.1.0, o tipo de autenticação for SHA e o tipo de privacidade for AES, o comando a seguir exibirá o engineID.
          snmpget -v 3 -u someUserID -l authPriv -a SHA -A someUserIDPassword_1 -x AES -X somePrivacyPassword_1 192.0.1.0 1.3.6.1.6.3.10.2.1.1.0
          A resposta de exemplo a seguir é retornada. Neste exemplo, o engineID é 0x80001370017F00000134C27E12.
          iso.3.6.1.6.3.10.2.1.1.0 = Hex-STRING: 80 00 13 70 01 7F 00 00 01 34 C2 7E 12
    • Insira o período de tempo limite (em segundos) para a solicitação. O padrão é 30 segundos.
    • Opcional: se a autenticação do trap for necessária, insira o ID do usuário e a senha de autenticação. O mesmo ID do usuário e a mesma senha devem ser inseridos no gerenciador de SNMP remoto para o qual os traps são encaminhados.

    • Selecione o protocolo de autenticação usado pelo gerenciador de SNMP remoto para verificar o remetente do trap. Este pode ser um dos valores a seguir
      • SHA. Usa o protocolo SHA para autenticação ao servidor SNMP especificado usando o ID do usuário, senha e nome de domínio especificados.

      • Nenhum. Nenhuma autenticação é usada

    • Se a criptografia do trap for necessária, insira o tipo de privacidade (protocolo de criptografia) e a senha. Este pode ser um dos valores a seguir. O mesmo protocolo e a mesma senha devem ser inseridos no gerenciador de SNMP remoto para o qual os traps são encaminhados.

      • AES

      • DES

      • Nenhum

  5. Clique no botão de alternância Permitir Eventos Excluídos para permitir ou impedir que o evento excluído seja encaminhado.
  6. Selecione Habilitar este encaminhador para ativar o encaminhamento de eventos para esse encaminhador.
  7. Clique em Avançar para exibir a guia Dispositivos.
  8. Selecione os dispositivos e os grupos que deseja monitorar para este encaminhador de evento.
    Dica
    para encaminhar eventos para todos os dispositivos gerenciados (atuais e futuros), marque a caixa de seleção Combinar todos os sistemas.

    Se você não marcar a caixa de seleção Combinar todos os sistemas, certifique-se que os dispositivos selecionados não tenham um DUMMY-UUID na coluna UUID. Um Dummy-UUID é atribuído para dispositivos que ainda não se recuperaram após uma reinicialização ou não foram totalmente descobertos pelo servidor de gerenciamento. Se você selecionar um dispositivo com um Dummy-UUID, o encaminhamento de evento funcionará para este dispositivo até o ponto quando o dispositivo for descoberto ou recuperado, e o Dummy-UUID é alterado para o UUID real.

  9. Clique em Avançar para exibir a guia Eventos.
  10. Selecione os filtros a serem usados para este encaminhador de evento.
    • Fazer a correspondência por categoria de evento.

      1. Para encaminhar todos os eventos de auditoria independentemente do nível de status, selecione Inclui todos os eventos de Auditoria.

      2. Para encaminhar todos os eventos de garantia, selecione Inclui eventos de Garantia.

      3. Para encaminhar todos os eventos de alteração de status de funcionamento, selecione Incluir eventos de alteração de status.

      4. Para encaminhar todos os eventos de atualização de status de funcionamento, selecione Incluir eventos de atualização de status.

      5. Selecione o nível de classes e capacidade de manutenção de evento que você deseja encaminhar.

      6. Insira os IDs para um ou mais eventos que você deseja que o encaminhamento seja excluído. Separe os IDs usando uma vírgula (por exemplo, FQXHMEM0214I,FQXHMEM0214I).

    • Faça a correspondência por código de evento. Insira os IDs de um ou mais eventos que você deseja encaminhar. Separe diversos IDs usando uma vírgula.

    • Excluir por categoria de evento.

      1. Para excluir todos os eventos de auditoria independentemente do nível de status, selecione Excluir todos os eventos de Auditoria.

      2. Para excluir todos os eventos de garantia, selecione Excluir eventos de Garantia.

      3. Para excluir todos os eventos de alteração de status de funcionamento, selecione Excluir eventos de alteração de status.

      4. Para excluir todos os eventos de atualização de status de funcionamento, selecione Excluir eventos de atualização de status.

      5. Selecione o nível de classes e capacidade de manutenção de evento que você deseja excluir.

      6. Insira os IDs de um ou mais eventos que você deseja encaminhar. Separe os IDs usando uma vírgula.

    • Exclua por código de evento. Insira os IDs de um ou mais eventos que você deseja excluir. Separe diversos IDs usando uma vírgula.

  11. Decida se deve incluir determinados tipos de eventos.
    • Incluir Todos os Eventos de Auditoria. Envia notificações sobre eventos de auditoria, com base nas classes de eventos e gravidades selecionadas.

    • Incluir eventos de Garantia. Envia notificações sobre garantias.

    • Incluir eventos de alteração de status. Envia notificações sobre alterações no status.

    • Incluir eventos de atualização de status. Enviou notificações sobre novos alertas.

    • Incluir eventos do boletim. Envia notificação sobre novos boletins.

  12. Selecione os tipos de eventos e as gravidades sobre os quais deseja ser notificado.
  13. Selecione se deve filtrar eventos por capacidade de manutenção.
  14. Clique em Avançar para exibir a guia Planejador.
  15. Opcional: Defina a hora e os dias em que deseja que os eventos especificados sejam encaminhados para este encaminhador de evento. Apenas eventos que ocorrem durante o slot de tempo especificado são encaminhados.

    Se você não criar um planejamento para o encaminhador de evento, os eventos serão encaminhados 24h por dia/7 dias por semana.

    1. Use o ícone Rolar para a esquerda (Ícone de Rolar para a esquerda) e o ícone Rolar para a direita (Ícone de Rolar para a direita), e os botões Dia, Semana e Mês para localizar o dia e a hora em que você deseja iniciar o planejamento.

    2. Clique duas vezes no slot de tempo para abrir a caixa de diálogo Novo Período de Tempo.

    3. Preencha as informações necessárias, incluindo a data e a hora de início e encerramento, e se está planejado para ocorrer novamente.

    4. Clique em Criar para salvar o planejamento e fechar a caixa de diálogo. O novo planejamento é incluído no calendário.

    Dicas
    • É possível alterar o período arrastando a entrada de programação para outro período no calendário.

    • É possível alterar a duração selecionando o início ou o fim da entrada da programação e arrastando para o novo horário no calendário.

    • É possível alterar o horário de encerramento selecionando o fim da entrada da programação e arrastando para o novo horário no calendário.

    • É possível alterar uma programação clicando duas vezes na entrada da programação no calendário e clicando em Editar Entrada.

    • É possível exibir um resumo de todas as entradas da programação selecionando Mostrar Resumo do Planejador. O resumo inclui o período de cada entrada e quais entradas são repetíveis.

    • É possível excluir uma entrada da programação do calendário ou do resumo planejador selecionando a entrada e clicando em Excluir Entrada.

  16. Clique em Criar.

    O encaminhador de evento está listado na tabela Encaminhamento de Evento.


    Ilustra a caixa de diálogo Encaminhamento de Evento que lista os encaminhadores de eventos.
  17. Selecione o novo encaminhador de evento, clique em Gerar Evento de Teste e verifique se os eventos foram encaminhados corretamente para o gerenciador de SNMP remoto apropriado.

Depois de concluir

Na página Encaminhamento de Evento, é possível executar as seguintes ações em um encaminhador de evento selecionado:
  • Atualizar a lista de encaminhadores de evento clicando no ícone Atualizar (Ícone de Atualizar).

  • Exibir detalhes sobre um encaminhador de evento específico, clicando no link na coluna Nome.

  • Alterar as propriedades do encaminhador de evento e filtrar os critérios clicando no nome do encaminhador de evento na coluna Nome.

  • Excluir o encaminhador de evento clicando no ícone Excluir (Ícone de Excluir).

  • Suspender o encaminhamento de evento (consulte Suspendendo o encaminhamento de evento).

  • Baixe o arquivo MIB que contém informações sobre traps SNMP clicando no ícone Criar (Ícone de Criar) e, em seguida, clique em Baixar Arquivo MIB na guia Geral da caixa de diálogo Novo Encaminhamento de Evento