Pular para o conteúdo principal

Abrindo uma sessão de controle remoto para servidores System x

É possível abrir uma sessão de controle remoto de servidores System x gerenciados como se estivesse em um console local. Em seguida, você pode usar a sessão de controle remoto para executar operações de energia e redefinição, montar logicamente uma unidade de rede ou local no servidor, fazer capturas de tela e gravar vídeos.

Antes de iniciar

Revise as considerações sobre segurança, desempenho e teclado antes de abrir uma sessão de controle remoto. Para obter mais informações sobre essas considerações, consulte Considerações sobre controle remoto.

Você deve ser membro de um grupo de usuários local ao qual a função predefinida de Supervisor ou Hardware é atribuída.

O servidor gerenciado deve ter um estado de funcionamento normal e estado de conectividade online. Para obter mais informações sobre como exibir o status do servidor, consulte Visualizando detalhes de dispositivos.

Use sua conta de usuário do Lenovo XClarity Orchestrator para fazer login na sessão de controle remoto. A conta do usuário deve ter autoridade de usuário suficiente para acessar e gerenciar um servidor.

Um Java Runtime Environment (JRE) com suporte ao Java WebStart (como Adopt OpenJDK 8 com o plug-in IcedTea-Web v1.8) deve ser instalado no servidor local.

A chave do Features on Demand para presença remota deve ser instalada e habilitada no servidor gerenciado. Você pode determinar se a presença remota está habilitada ou desabilitada na página Servidores e clicando em Filtros > Presença Remota. Se estiver desabilitado:
  • Verifique se o servidor está em um status de funcionamento normal e estado de conectividade online.
  • Verifique se o nível XClarity Controller Enterprise ou o upgrade avançado de MM está ativado para servidores que não são fornecidos com esses recursos já ativados por padrão.

A sessão de controle remoto usa as configurações de idioma definidas para o sistema operacional no sistema local.

Sobre esta tarefa

É possível iniciar várias sessões de controle remoto. Cada sessão pode gerenciar diversos servidores.

Nota
Para servidor Flex System x280, x480 e x880, é possível iniciar uma sessão de controle remoto só para o nó primário. Se você tentar iniciar uma sessão de controle remoto para um nó não primário em um sistema de vários nós, a caixa de diálogo do controle remoto é iniciada, mas nenhum vídeo é exibido.

Procedimento

Para abrir uma sessão do controle remoto para um servidor System x, conclua as etapas a seguir.

  1. No menu XClarity Orchestrator, clique em Recursos (Ícone de recursos) > Servidores. O cartão Servidores é exibido com uma exibição tabular de todos os servidores gerenciados.
  2. Opcional: Selecione o servidor para controlar remotamente.

    Se você não selecionar um servidor, uma sessão de controle remoto não selecionada será aberta.

  3. Clique no ícone Iniciar controle remoto (Ícone Iniciar controle remoto).
  4. Aceite todos os avisos de segurança do navegador da Web.
  5. Quando solicitado, selecione um dos seguintes modos de conexão:
    • Modo de usuário único. Estabelece uma sessão de controle remoto exclusiva com o servidor. Todas as outras sessões de controle remoto para esse servidor são bloqueadas até que você se desconecte do servidor. Essa opção só estará disponível se não houver outras sessões de controle remoto estabelecidas com o servidor.
    • Modo multiusuário. Permite que diversas sessões de controle remoto sejam estabelecidas com o mesmo servidor. O XClarity Orchestrator suporta até seis sessões de controle remoto simultâneas com o mesmo servidor.
  6. Clique em Iniciar controle remoto.
  7. Quando solicitado, escolha se deseja salvar um atalho para a sessão de controle remoto no sistema local. É possível usar esse atalho para iniciar uma sessão de controle remoto sem fazer login na interface da Web do XClarity Orchestrator. O atalho contém um link que abre uma sessão de controle remoto a qual pode ser usada para adicionar servidores manualmente.
    Nota
    Seu sistema local deve ter acesso ao XClarity Orchestrator para validar a conta de usuário com o servidor de autenticação XClarity Orchestrator.

Depois de concluir

A sessão de controle remoto tem uma miniatura (ícone) para cada servidor que é gerenciado atualmente por meio da sessão.


Janela Visualizador do controle remoto

Se a sessão de controle remoto não for aberta com êxito, consulte Solução de problemas de controle remoto.

É possível executar as ações a seguir na sessão de controle remoto.

  • Exibir vários consoles de servidor e mover-se entre os consoles do servidor clicando em uma miniatura. O console do servidor é exibido na área de sessão de vídeo. Se você estiver acessando mais servidores do que a quantidade permitida na área de ícones, clique no ícone Rolar para a direita (Ícone de Rolar para a direita) e Rolar para a esquerda (Ícone de Rolar para a esquerda) para rolar as miniaturas adicionais do servidor. Clique no ícone Todas as sessões (Ícone de Sessões do servidor) para ver uma lista de todas as sessões do servidor abertas.
  • Adicionar um console do servidor à sessão atual de controle remoto clicando no ícone Adicionar servidor (Ícone de Nova sessão do servidor).
  • Ocultar ou mostrar a área de miniatura clicando no ícone Alternar Miniaturas (Ícone de Alternar miniaturas).
  • Exibir a sessão de controle remoto como uma janela ou uma tela cheia clicando no ícone Tela (Ícone de Tela) e em Entrar em tela cheia ou Sair da tela cheia.
  • Usar os botões de tecla de aderência Ctrl, Alt e Shift para enviar pressionamentos de tecla diretamente para o servidor. Ao clicar em uma tecla de aderência, a tecla permanecerá ativa até que você pressione uma tecla do teclado ou clique no botão novamente.

    Para enviar uma combinação de tecla Ctrl ou Alt, clique em Ctrl ou Alt na barra de ferramentas, coloque o cursor na área de sessão de vídeo e pressione uma tecla no teclado.

    Nota
    Se o modo de captura de mouse estiver ativado, pressione a tecla Alt esquerda para mover o cursor para fora da área da sessão de vídeo. Mesmo que o modo de captura do mouse esteja desabilitado por padrão, é possível habilitá-lo na página Barra de ferramentas (consulte Configurando preferências de controle remoto).
  • Definir sequências de teclas personalizadas, conhecidas como teclas de acesso, clicando no ícone Teclado (Ícone Teclado).

    As definições de tecla de função são armazenadas no sistema a partir do qual você iniciou a sessão de controle remoto. Portanto, se você iniciar a sessão de controle remoto a partir de outro sistema, terá que definir as teclas de função novamente. É possível exportar configurações do usuário, incluindo teclas de acesso, clicando no ícone Preferência (Ícone de Preferências), clicando na guia Configurações do usuário e, em seguida, clicando em Importar.

  • Fazer uma captura de tela da sessão do servidor selecionado atualmente e salvá-la em vários formatos clicando no ícone Tela (Ícone de Tela) e, em seguida, em Captura de tela.
  • Montar a mídia remota (como um CD, DVD, dispositivo USB, imagem de disco ou uma imagem de CD [ISO]) no servidor selecionado ou mover um dispositivo montado para outro servidor clicando no ícone Mídia Remota (Ícone de mídia remota).
  • Fazer upload de imagens para um servidor de mídia remota clicando no ícone Mídia Remota (Ícone de mídia remota), clicando em Montar mídia remota e, em seguida, clicando em Fazer upload da imagem para o IMM.
  • Ligar ou desligar o servidor a partir de um console remoto clicando no ícone Energia (Ícone de Alternar miniaturas).
  • Alterar as preferências de controle remoto, incluindo a frequência com que o ícone de servidor é atualizado (consulte Configurando preferências de controle remoto).