Um padrão de categoria define as configurações de firmware específicas que podem ser reutilizadas por vários padrões de servidor. Para implantar um padrão predefinido de virtualização, é preciso criar um padrão de servidor e depois aplicar um padrão de UEFI estendida predefinido para esse padrão de servidor. O padrão de servidor pode então ser aplicado a vários servidores do mesmo tipo, como Nó de Cálculo do Flex System x240 ou Flex System x880 X6 Nó de Cálculo.
Sobre esta tarefa
Ao criar um padrão de servidor, é possível escolher se deseja concluir a configuração sozinho ou se deseja aprender os atributos padrões de um servidor existente que já foi configurado. Quando você aprende sobre um novo padrão a partir de um servidor existente, a maioria dos atributos padrão já está definida.
Para obter mais informações sobre os padrões de servidor e os padrões de categoria, consulte Trabalhando com padrões de servidor.
Procedimento
Para aprender um novo padrão a partir de um servidor existente, conclua as seguintes etapas.
- Na barra de menu do XClarity Administrator, clique em . A página Padrões de Configuração: Padrões é exibida.
- Clique na guia Padrões de Servidor.
- Clique no ícone Criar (). O Assistente dos Novos Padrões de Servidor é exibido.
- Clique em Criar um novo padrão a partir de um servidor existente. É possível escolher criar um padrão do zero, mas geralmente é mais eficaz criar um padrão a partir de um servidor existente que contém a configuração desejada.
Quando você criar um padrão de servidor a partir de um servidor existente, o XClarity Administrator aprende as configurações de um servidor gerenciado (incluindo a porta estendida, UEFI e configurações do Baseboard Management Controller) e cria dinamicamente padrões de categoria para essas configurações. Se o servidor for novo, o XClarity Administrator aprende as configurações de fábrica. Se o servidor estiver em uso, o XClarity Administrator aprende as configurações personalizadas. É possível alterar as configurações especificamente para o servidor ao qual esse padrão deve ser implantado.
- Selecione o servidor a ser usado como uma configuração base ao criar o padrão.
Lembre-se que o servidor que você escolher deve ser do mesmo modelo dos servidores aos quais você pretende implantar o padrão de servidor. Este cenário é baseado em escolher um Nó de Cálculo do Flex System x240.
- Insira o nome do novo padrão e forneça uma descrição.
Exemplo:
- Nome: x240_ESXi_deployment
- Descrição: Padrão com configurações de UEFI estendidas apropriadas para a implantação de VMware ESXi
- Clique em Avançar para carregar informações do servidor selecionado.
- Na guia Armazenamento Local, selecione Especificar configuração de armazenamento e escolha um dos tipos de armazenamento. Em seguida, clique em Avançar.
- Na guia Adaptadores de E/S, insira as informações sobre os adaptadores que estão nos servidores em que você pretende instalar o VMware ESXi.
Quaisquer adaptadores que estavam presentes no servidor usado como base são exibidos.
Se todos os Flex System x240 Nós de Cálculo na sua instalação possuírem os mesmos adaptadores, não será necessário modificar nenhuma configuração desta guia.
Para obter mais informações sobre as configurações de adaptadores de E/S, consulte Definindo adaptadores de E/S.
- Clique em Avançar para continuar.
- Na guia Boot, defina as configurações como ambiente de inicialização somente de legado e ambientes de inicialização de SAN. A menos que você esteja usando um desses ambientes, aceite o padrão, que é Inicialização Somente de UEFI, e clique em Avançar.
- Na guia Configurações de Firmware, especifique as configurações de firmware UEFI e do controlador de gerenciamento que devem ser usadas em servidores de destino quando esse padrão for implantado (por exemplo, selecione Virtualização x240).
Nessa guia, é possível escolher um dos padrões de UEFI estendida predefinidos:
Para obter mais informações sobre configurações de firmware, consulte Definindo configurações de firmware.
- Clique em Salvar e Implantar para salvar o padrão no XClarity Administrator e implantá-lo nos servidores em que você pretende instalar o VMware ESXi.
Depois de concluir
Depois que um padrão de servidor for implantado em todos os servidores, será possível instalar o sistema operacional nos servidores.