Pular para o conteúdo principal

Usando o controle remoto para gerenciar servidores Converged, Flex System, NeXtScale e System x

A partir da interface da Web do Lenovo XClarity Administrator, é possível abrir uma sessão de controle remoto para gerenciar servidores Converged, Flex System, NeXtScale e System x como se estivessem em um console local.

Antes de iniciar

  • O controle remoto para esses servidores requer um Java Runtime Environment (JRE) com suporte a Java WebStart instalado no lado do cliente. Um JDK de código aberto é altamente recomendado. Se você estiver usando o JRE ou o JDK de um fornecedor, ele deve estar corretamente licenciado para uso comercial. Os seguintes JREs são suportados:

    O Java WebStart não está incluído nos pacotes de instalação do OpenJDK nem do Coretto e precisa ser instalado separadamente. O IcedTea-Web ou o OpenWebStart podem ser usados na licença GNU GPLV2 (consulte Site de download do IcedTea-OpenJDK e Site do OpenWebStart).

  • É possível iniciar uma sessão de controle remoto em servidores executando os seguintes sistemas operacionais (de 32 bits ou 64 bits):
    • Microsoft Windows 7
    • Microsoft Windows 8
    • Microsoft Windows 10
  • O controle remoto requer que uma chave Features on Demand para presença remota seja instalada nos servidores Converged, NeXtScale e System x. Se a chave FoD não for detectada em um servidor, a sessão de controle remoto exibe a mensagem Chave de ativação ausente para esse servidor ao exibir a lista de servidores disponíveis. Você pode determinar se a presença remota está ativada, desativada ou não está instalada em um servidor na página Servidores (consulte Visualizando o status de um servidor gerenciado). Para obter mais informações sobre chaves FoD instaladas nos seus servidores, consulte Exibindo chaves do Features on Demand.
  • A conta do usuário usada para iniciar a sessão de controle remoto deve ser um ID de usuário válido que foi definido no servidor de autenticação XClarity Administrator. A conta do usuário também deve ter autoridade de usuário suficiente para acessar e gerenciar um servidor.
  • Revise as considerações sobre segurança, desempenho e teclado antes de abrir uma sessão de controle remoto. Para obter mais informações sobre essas considerações, consulte Considerações sobre controle remoto.
  • A caixa de diálogo Controle Remoto usa as configurações de idioma definidas para o sistema operacional no sistema local.

    Se o sistema local é executado no Windows, consulte Site do Java para obter informações sobre como alterar a configuração de idioma. Para alterar o idioma de exibição, instale uma cópia localizada do Windows ou um pacote de idioma em Site do Windows.

Sobre esta tarefa

É possível iniciar várias sessões de controle remoto do Lenovo XClarity Administrator. Cada sessão pode gerenciar diversos servidores.

Para abrir uma sessão de controle remoto para um servidor, ele deve ter um estado Online ou Normal. Se o servidor tiver qualquer outro estado de acesso, a sessão de controle remoto não pode conectar-se ao servidor. Para obter mais informações sobre como exibir o status do servidor, consulte Visualizando os detalhes de um servidor gerenciado.

É possível abrir uma sessão de controle remoto não destinada clicando em Fornecimento > Controle Remoto na barra de menus do Lenovo XClarity Administrator. Em seguida, aceite todos os avisos de segurança do navegador da Web.

Nota
Para nós de cálculo Flex System x280, x480 e x880, é possível iniciar uma sessão de controle remoto só para o nó primário. Se você tentar iniciar uma sessão de controle remoto para um nó não primário em um sistema de vários nós, a caixa de diálogo do controle remoto é iniciada, mas nenhum vídeo é exibido.

Procedimento

Conclua as seguintes etapas para abrir uma sessão de controle remoto para um servidor Converged, Flex System, NeXtScale e System x específico.

  1. Na barra de menu do XClarity Administrator, clique em Hardware > Servidores. A página Servidores é exibida com uma exibição tabular de todos os servidores gerenciados (servidores de rack e nós de cálculo).

    É possível classificar as colunas da tabela para facilitar a localização dos servidores específicos. Além disso, é possível selecionar um tipo de sistema na lista suspensa Todos os Sistemas e inserir texto (como nome ou endereço IP) no campo Filtro para filtrar mais os servidores que são exibidos.

  2. Selecione o servidor os quais deseja abrir uma sessão de controle remoto.
  3. Clique no ícone Controle Remoto (Ícone de Controle remoto) para baixar um arquivo JNLP no sistema local.
  4. Usando o aplicativo Java Java WebStart, abra o arquivo JNLP para baixar recursos do XClarity Administrator e inicie o aplicativo de controle remoto no sistema local.
  5. Quando solicitado, escolha se deseja salvar um atalho para a sessão de controle remoto no sistema local.

    Se optar por salvar o atalho, é possível então usá-lo para abrir a sessão de controle remoto para o servidor especificado sem precisar ativá-lo a partir da interface da Web do XClarity Administrator. Entretanto, seu sistema local deve ter acesso ao XClarity Administrator para validar a conta de usuário com o servidor de autenticação XClarity Administrator.

    O atalho contém um link que abre uma sessão de controle remoto a qual pode ser usada para adicionar servidores manualmente.

  6. Quando solicitado, selecione um dos modos de conexão a seguir.
    • Modo de usuário único. Estabelece uma sessão de controle remoto exclusiva com o servidor. Todas as outras sessões de controle remoto para esse servidor são bloqueadas até que você se desconecte do servidor. Essa opção só estará disponível se não houver outras sessões de controle remoto estabelecidas com o servidor.

    • Modo multiusuário. Permite que diversas sessões de controle remoto sejam estabelecidas com o mesmo servidor. O XClarity Administrator suporta até seis sessões de controle remoto simultâneas com o mesmo servidor.

  7. Se uma caixa de diálogo for exibida que peça para você fazer login, insira as credenciais do XClarity Administrator. Depois de fazer login, o aplicativo Java de controle remoto é iniciado.

Resultados

A janela Controle Remoto é exibida.


Ilustra a janela Controle Remoto sem nenhuma sessão.

A área de miniatura exibe miniaturas de todas as seções de servidores que são atualmente gerenciadas por meio da sessão de controle remoto.

É possível exibir diversas sessões de servidor e mover entre as sessões clicando em uma miniatura, que exibe o console do servidor na área de sessão de vídeo. Se você estiver acessando mais servidores do que a quantidade permitida na área de miniatura, clique no ícone Rolar para a direita (Ícone de Rolar para a direita) e Rolar para a esquerda (Ícone de Rolar para a esquerda) para rolar as miniaturas adicionais do servidor. Clique no ícone Todas as sessões (Ícone de Sessões do servidor) para ver uma lista de todas as sessões do servidor abertas.

Da área de miniatura, clique no ícone Adicionar servidor (Ícone de Nova sessão do servidor) para adicionar um novo servidor à lista de servidores que você está gerenciando. Para obter mais informações sobre como adicionar uma sessão, consulte Adicionando um console do servidor para a sessão de controle remoto. É possível controlar se a área de miniatura é exibida e a frequência com que as miniaturas são atualizadas na página Miniatura. Para obter mais informações sobre configurações de miniatura, consulte Configurando preferências de controle remoto.

Depois de concluir

Se a sessão de controle remoto não abrir com sucesso, consulte Problemas de controle remoto.

Na caixa de diálogo Controle Remoto, é possível executar as seguintes ações: