Implantação do RHEL com drivers de dispositivo personalizados
Este cenário instala o sistema operacional Red Hat Enterprise Linux (RHEL) e drivers de dispositivo adicionais que não estão disponíveis no sistema operacional de base. Um perfil personalizado que inclui os drivers de dispositivo adicionais é usado. O perfil personalizado pode ser selecionado na página Implantar imagens de SO.
Antes de iniciar
Ao implantar sistemas operacionais usando o Lenovo XClarity Administrator, o sistema operacional deve incluir os drivers de dispositivo Ethernet, Fibre Channel e adaptador de armazenamento apropriados para seu hardware. Se um driver de dispositivo não estiver incluído no sistema operacional, esse adaptador não será suportado para implantação do SO. No XClarity Administrator v 1.2.0 e posterior, você pode personalizar um sistema operacional adicionando drivers de dispositivo.
É possível obter drivers de dispositivos do Página da Web do repositório Lenovo YUM, do fornecedor (como Red Hat) ou com um driver de dispositivo personalizado que você mesmo criou. Para alguns drivers de dispositivo Windows, é possível gerar um driver de dispositivo personalizado extraindo o driver de dispositivo a partir do arquivo .exe de instalação para seu sistema local e criando um arquivo .zip.
Nota
Os drivers de dispositivo RHEL devem estar no .rpm ou .iso.
Procedimento
Para implantar o RHEL com drivers de dispositivo personalizados, conclua as etapas a seguir.
Baixe o sistema operacional RHEL base do site Red Hat para o sistema local e importe a imagem para o repositório de imagens do SO. Para obter mais informações, consulte Importando imagens do sistema operacional.
Na barra de menus XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Gerenciar Imagens de SO para exibir a página Implantar Sistema Operacional: Gerenciar Imagens de SO.
Clique na guia Imagens do SO.
Clique no ícone Importar ().
Clique em Importação Local.
Clique em Procurar para encontrar e selecionar a imagem RHEL a ser importada (por exemplo, RHEL-<ver>–<date>-Server-x86_64-dvd1.iso).
Clique em Importar para fazer o upload da imagem do SO no repositório de imagens do SO.
Aguarde a conclusão da importação. Isso pode levar alguns minutos.
Baixe o drivers de dispositivo personalizados no sistema local e importe os arquivos para o repositório de imagens do SO. Para obter mais informações, consulte Importando drivers de dispositivo.
Clique na guia Drivers de Dispositivo.
Clique no ícone Importar ().
Clique em Importação Local.
Selecione RHEL do sistema operacional.
Selecione a versão do sistema operacional.
Selecione o tipo do dispositivo.
Clique em Procurar para localizar e selecionar o driver do dispositivo a ser importado (por exemplo, kmod-i40e-2.0.12-1.el7.x86_64.rpm).
Clique em Importar para fazer o upload do arquivo no repositório de imagens do SO.
Selecione o perfil de imagem de SO a ser personalizado (por exemplo, Virtualization).
Clique no ícone Criar () para exibir a caixa de diálogo Criar Perfil Personalizado.
Na guia Geral:
Insira um nome para o perfil (por exemplo, Custom RHEL with device drivers).
Use o valor padrão para o campo Caminho de dados e arquivo personalizado.
Selecione Nenhum para o tipo de personalização.
Clique em Avançar.
Na guia Opções de Driver, selecione os drivers de dispositivo personalizados a serem incluídos no perfil e clique em Próximo. Os drivers de dispositivo de entrada são incluídos por padrão.
Na guia Software, clique em Próximo.
Clique em Personalizar para criar o perfil de imagem do SO personalizado.
Na barra de menu do XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Implantar imagens de SO para exibir a página Implantar Sistema Operacional: Implantar Imagens do SO.
Para cada servidor de destino:
Selecione o servidor.
Clique em Alterar Selecionado > Configurações de Rede e especifique o nome do host, endereço IP, as configurações de DNS, MTU e VLAN para o servidor.
Dica
As configurações de VLAN estão disponíveis apenas quando o modo VLAN é definido em Configurações Globais > Atribuição de IP > Usar VLANs.
Selecione o perfil da imagem do SO personalizada (por exemplo, <base_OS>|<timestamp>_Custom RHEL with device drivers) na lista suspensa na coluna Imagem para implantação.
Nota
Certifique-se de que todos os servidores de destino usem o mesmo perfil personalizado.
(Opcional) Clique no ícone Chave de Licença () e especifique a chave de licença a ser usada para ativar o sistema operacional após a sua instalação.
Selecione o local de armazenamento preferencial onde você quer implantar a imagem do sistema operacional na coluna Armazenamento.
Nota
Para garantir que as implantações do sistema operacional foram feitas com êxito, remova qualquer armazenamento do servidor gerenciado, exceto o armazenamento que será escolhido para a implantação do sistema operacional.
Verifique se o status da implantação para o servidor selecionado é Pronto.
Selecione todos os servidores de destino e clique no ícone Implantar imagem () para iniciar a implementação do sistema operacional.
Na guia Resumo, revise as configurações.
Clique em Implantar para implantar o sistema operacional.