Pular para o conteúdo principal

Implantando o RHEL e um aplicativo Hello World PHP com o uso de um arquivo sem supervisão personalizado

Este cenário instala um sistema operacional RHEL junto com o software personalizado (Apache HTTP, PHP e um aplicativo hello-world PHP). Um perfil de imagem do SO personalizada é usado que inclui o arquivo sem supervisão personalizado que registra o sistema operacional com o serviço de assinatura Lenovo RHEL interno para que ele possa usar os repositórios yum, instala os pacotes Apache e PHP, configura o firewall para permitir conexões Apache, cria um aplicativo Hello World PHP e cópia para o diretório de servidor da Web Apache e configura os arquivos de configuração Apache para oferecer suporte a PHP.

Antes de iniciar

É possível implantar o RHEL com software personalizado de algumas maneiras diferentes. Este exemplo usa um arquivo com supervisão personalizado que você inclui no perfil da imagem de SO personalizada. Você também pode usar um script pós-instalação que instala software personalizado que você importa para o repositório e inclui no perfil da imagem do SO personalizada. Para instalar o software usando um script pós-instalação, consulte Implantando o RHEL e um aplicativo Hello World PHP com o uso de um software personalizado e um script pós-instalação.

Esse cenário usa o seguinte arquivo de exemplo.

Procedimento

Para implantar o RHEL com software personalizado usando um arquivo sem supervisão personalizado, conclua as etapas a seguir.

  1. Baixe o sistema operacional RHEL base do site Red Hat para o sistema local e importe a imagem para o repositório de imagens do SO. Para obter mais informações, consulte Importando imagens do sistema operacional.
    1. Na barra de menus XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Gerenciar Imagens de SO para exibir a página Implantar Sistema Operacional: Gerenciar Imagens de SO.

    2. Clique na guia Imagens do SO.

    3. Clique no ícone Importar (Ícone de Importar).

    4. Clique em Importação Local.

    5. Clique em Procurar para encontrar e selecionar a imagem RHEL a ser importada (por exemplo, RHEL-<ver>-<date>-Server-x86_64-dvd1.iso).

    6. Clique em Importar para fazer o upload da imagem do SO no repositório de imagens do SO.

    7. Aguarde a conclusão da importação. Isso pode levar alguns minutos.

  2. Modifique o arquivo sem supervisão (kickstart) RHEL para registrar o sistema operacional com o serviço de assinatura de satélite RHEL, instale pacotes HTTP (Apache) e PHP e crie um aplicativo Hello World PHP simples, adicione que as macros predefinidas necessárias e outras macros predefinidas onde aplicável, como o endereço IP, gateway, configurações DNS e nome do host e, em seguida, importe o arquivo personalizado para o repositório de imagens do SO. Para obter mais informações, consulte Importando arquivos sem supervisão personalizados.
    Adicione comandos para registrar o host com o satélite RHEL, por exemplo:
    rpm -Uvh http://<YOUR_SATELLITE_SERVER_IP>/pub/katello-ca-consumer-latest.noarch.rpm
    subscription-manager register --org="<YOUR_ORGANIZATION>" --activationkey="RHEL_Base" --force
    subscription-manager repos --enable rhel-7-server-rpms

    Importante
    No arquivo de exemplo sem supervisão, especifique o endereço IP do seu servidor satélite e da sua organização com base na nossa configuração de serviço de assinatura.
    Adicione comandos para atualizar o host e instalar e configurar pacotes Apache e PHP, por exemplo:
    %packages
    @base
    @core
    @fonts
    @gnome-desktop
    @internet-browser
    @multimedia
    @x11
    @print-client
    -gnome-initial-setup

    #Add the Apache and PHP packages
    httpd
    mod_ssl
    openssl
    php
    php-mysql
    php-gd
    %end

    yum -y update

    systemctl enable httpd.service

    firewall-cmd --permanent --zone=public --add-service=http
    firewall-cmd --permanent --zone=public --add-service=https
    firewall-cmd --reload

    echo "<?PHP
    echo 'Hello World !! ';
    ?>" | tee /var/www/html/index.php

    sudo cp /etc/httpd/conf/httpd.conf /etc/httpd/conf/httpd.conf.original

    sudo sed -i -e 's/^[ \t]*//' /etc/httpd/conf/httpd.conf
    sudo sed -i "s|IncludeOptional|#IncludeOptional|" /etc/httpd/conf/httpd.conf
    sudo sed -i "s|#ServerName www.example.com:80|ServerName localhost|" /etc/httpd/conf/httpd.conf
    sudo sed -i "s|DirectoryIndex index.html|DirectoryIndex index.html index.php|" /etc/httpd/conf/httpd.conf

    echo "AddType application/x-httpd-php .php" | tee -a /etc/httpd/conf/httpd.conf
    Nota
    O arquivo de exemplo sem supervisão modifica os pacotes padrão que estão sendo instalados com o arquivo kickstart. Ele especifica os pacotes Apache e PHP como parte da seção de pacotes.

    Somente para ESXi e RHEL, o XClarity Administrator fornece a macro #predefined.unattendSettings.networkConfig#, que adiciona todas as configurações de rede definidas na interface do usuário para o arquivo sem supervisão e a macro #predefined.unattendSettings.storageConfig#, que adiciona todas as configurações de armazenamento definidas na interface do usuário para o arquivo sem supervisão. O arquivo de exemplo sem supervisão já contém essas macros.

    O XClarity Administrator também fornece algumas macros básicas, como inserção de driver OOB, relatório de status, scripts pós-instalação e software personalizado. No entanto, para aproveitar essas macros predefinidas, especifique as seguintes macros no arquivo sem supervisão personalizado. O arquivo de exemplo já contém as macros necessárias.
    #predefined.unattendSettings.preinstallConfig#
    #predefined.unattendSettings.postinstallConfig#

    O arquivo de exemplo já contém as macros necessárias e as macros predefinidas adicionais para especificar dinamicamente configurações de rede para o servidor de destino e fuso horário. Para obter mais informações sobre como adicionar macros para arquivos sem supervisão, consulte Inserindo macros predefinidas e personalizadas para um arquivo sem supervisão.

    É possível também incluir comandos para enviar mensagens personalizadas para o log de trabalhos no XClarity Administrator. Para obter mais informações, consulte Adicionando relatório de status personalizado aos scripts de instalação.

    Para importar o script de instalação personalizado, conclua estas etapas. Para obter mais informações, consulte Importando scripts de instalação personalizados.

    Para importar o arquivo sem supervisão personalizado, conclua estas etapas.

    1. Clique na guia Arquivos sem supervisão.

    2. Clique no ícone Importar (Ícone de Importar).

    3. Clique em Importação Local.

    4. Selecione RHEL do sistema operacional.

    5. Clique em Procurar para localizar e selecionar o arquivo de software a ser importado (por exemplo, RHEL_installSoftware_customUnattend.cfg).

    6. Clique em Importar para fazer o upload do arquivo no repositório de imagens do SO.

  3. Crie um perfil de imagem do SO personalizado que inclui o software personalizado e scripts pós-instalação. Para obter mais informações, consulte Criando um perfil da imagem do SO personalizada.
    1. Clique na guia Imagens do SO.

    2. Selecione o perfil de imagem de SO a ser personalizado (por exemplo, Basic).

    3. Clique no ícone Criar (Ícone de Criar) para exibir a caixa de diálogo Criar Perfil Personalizado.

    4. Na guia Geral:

      1. Insira um nome para o perfil (por exemplo, Custom RHEL with software using custom unattend).

      2. Use o valor padrão para o campo Caminho de dados e arquivo personalizado.

      3. Selecione Apenas arquivos sem supervisão para o tipo de personalização.

      4. Clique em Avançar.

    5. Na guia Opções de Driver, clique em Próximo. Os drivers de dispositivo de entrada são incluídos por padrão.

    6. Na guia Software, clique em Próximo.

    7. Na guia Arquivos sem supervisão, selecione o arquivo sem supervisão personalizado (por exemplo, RHEL_installSoftware_customUnattend.cfg) e clique em Avançar.

    8. Na guia Scripts de instalação, clique em Próximo.

    9. Na guia Resumo, revise as configurações.

    10. Clique em Personalizar para criar o perfil de imagem do SO personalizado.

  4. Implante o perfil de imagem do SO personalizado nos servidores de destino. Para obter mais informações, consulte Implantando uma imagem do sistema operacional.
    1. Na barra de menu do XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Implantar imagens de SO para exibir a página Implantar Sistema Operacional: Implantar Imagens do SO.

    2. Para cada servidor de destino:

      1. Selecione o servidor.

      2. Clique em Alterar Selecionado > Configurações de Rede e especifique o nome do host, endereço IP, as configurações de DNS, MTU e VLAN para o servidor.

        Dica
        • As configurações de VLAN estão disponíveis apenas quando o modo VLAN é definido em Configurações Globais > Atribuição de IP > Usar VLANs.

        • As configurações de rede que você especifica na caixa de diálogo Configurações de Rede são incluídas no arquivo sem supervisão em tempo de execução usando as macros #predefined.hostPlatforms.networkSettings.<setting>#.

      3. Selecione o perfil da imagem do SO personalizada (por exemplo, <base_OS>|<timestamp>_Custom RHEL with software using custom unattend) na lista suspensa na coluna Imagem para implantação

        Nota
        Certifique-se de que todos os servidores de destino usem o mesmo perfil personalizado.
      4. (Opcional) Clique no ícone Chave de Licença (Ícone de Chave de licença) e especifique a chave de licença a ser usada para ativar o sistema operacional após a sua instalação.

      5. Selecione o local de armazenamento preferencial onde você quer implantar a imagem do sistema operacional na coluna Armazenamento.

        Nota
        Para garantir que as implantações do sistema operacional foram feitas com êxito, remova qualquer armazenamento do servidor gerenciado, exceto o armazenamento que será escolhido para a implantação do sistema operacional.
      6. Verifique se o status da implantação para o servidor selecionado é Pronto.

    3. Selecione todos os servidores de destino e clique no ícone Implantar imagem (Ícone de Implantar imagem) para iniciar a implementação do sistema operacional.

    4. Na guia Configurações personalizadas, clique na subguia Sem supervisão e definições de configuração e selecione o arquivo sem supervisão personalizado (por exemplo, RHEL_installSoftware_customUnattend.cfg).


      Gráfico que mostra a tela de configuração inicial do VMware ESXi
    5. Na guia Resumo, revise as configurações.

    6. Clique em Implantar para implantar o sistema operacional.