Pular para o conteúdo principal

Implantando o SLES 12 SP3 com um código do idioma configurável e servidores NTP

Este cenário instala o sistema operacional SLES 12 SP3 com inglês, português (Brasil) ou japonês habilitado para o teclado e a localização do sistema operacional. Ele também configura o endereço IP para até três servidores NTP. Um perfil de imagem do SO personalizado é usado para incluir um arquivo sem supervisão (com macros predefinidas e personalizadas) e um arquivo de definições de configuração para selecionar a localização e configurações do servidor NTP. Esse perfil personalizado pode ser selecionado na página Implantar imagens de SO. Em seguida, os códigos de idioma e as configurações do servidor NTP podem ser selecionados na guia Configurações personalizadas. Os valores especificados são substituídos para as macros personalizadas contidas no arquivo sem supervisão personalizado, e o instalador do autoyast SLES usa esses valores no arquivo sem supervisão para configurar o sistema operacional.

Antes de iniciar

Esse cenário usa os seguintes arquivos de amostra.

  • SLES_locale_customConfig.json. Esse arquivo de configuração personalizado solicita para o idioma para instalar, para o teclado e o SO local para SLES e para o servidor NTP.

  • SLES_locale_customUnattend.xml. Esse arquivo assistido personalizado usa os valores no macros personalizadas que são definidas no arquivo de configuração.

Procedimento

Para implantar o SLES 12 SP3 usando perfil de imagem de SO personalizado, conclua as seguintes etapas.

  1. Baixe o sistema operacional SLES base do site SUSE para o sistema local e importe a imagem para o repositório de imagens do SO. Para obter mais informações, consulte Importando imagens do sistema operacional.
    1. Na barra de menus XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Gerenciar Imagens de SO para exibir a página Implantar Sistema Operacional: Gerenciar Imagens de SO.

    2. Clique na guia Imagens do SO.

    3. Clique no ícone Importar (Ícone de Importar).

    4. Clique em Importação Local.

    5. Clique em Procurar para encontrar e selecionar a imagem SLES 12 SP3 a ser importada (por exemplo, SLE-12-SP3-Server-DVD-x86_64-GM-DVD1.iso).

    6. Clique em Importar para fazer o upload da imagem do SO no repositório de imagens do SO.

    7. Aguarde a conclusão da importação.

  2. Crie um arquivo de configuração personalizado e importe o arquivo para o repositório de imagens do SO.

    O arquivo de definições de configuração é um arquivo JSON que descreve os dados que precisam ser coletados dinamicamente durante o processo de implantação do SO. Para esse cenário, desejamos especificar a localização do sistema operacional (en_US, ja_JP, pt_BR), o idioma do teclado (english-us, Japanese, ou portugese-br) e até três endereços IP de servidor NTP a ser usada para cada implantação do SO. Para obter mais informações sobre criação de arquivo de configuração, consulte Macros personalizadas.

    Para importar o arquivo de configuração, conclua estas etapas. Para obter mais informações, consulte Importando definições de configuração personalizadas.

    1. Clique na guia Arquivos de configuração.

    2. Clique no ícone Importar (Ícone de Importar).

    3. Clique em Importação Local.

    4. Selecione SLES do sistema operacional.

    5. Clique em Procurar para localizar e selecionar o arquivo de definições de configuração para importar (por exemplo, SLES_locale_customConfig.json).

    6. Clique em Importar para fazer o upload do arquivo no repositório de imagens do SO

      Nota
      Quando você importar o arquivo de definições de configuração personalizada, XClarity Administrator cria uma macro personalizada para cada configuração no arquivo. Você pode adicioná-las para o arquivo sem supervisão. Durante a implantação do SO, as macros são substituídas por valores reais.
  3. Modifique o arquivo sem supervisão SLES para especificar os valores dinâmicos para localização do sistema operacional, localização do teclado e endereços IP do servidor NTP e, então, importe o arquivo personalizado para o repositório de imagens do SO. Para obter mais informações, consulte Importando arquivos sem supervisão personalizados.
    Logo após a marca <profile>, adicione as informações de rede e do servidor NTP. O exemplo a seguir inclui marcas de dois servidores NTP. Os endereços IP serão adicionados como macros em uma etapa posterior.
    <ntp-client>
    <configure_dhcp config:type="boolean">false</configure_dhcp>
    <peers config:type="list">
    <peer>
    <address></address>
    <initial_sync config:type="boolean">true</initial_sync>
    <options></options>
    <type>server</type>
    </peer>
    <peer>
    <address></address>
    <initial_sync config:type="boolean">true</initial_sync>
    <options></options>
    <type>server</type>
    </peer>
    </peers>
    <start_at_boot config:type="boolean">true</start_at_boot>
    <start_in_chroot config:type="boolean">true</start_in_chroot>
    </ntp-client>
    Na seção <general>, inclua as informações de localização do teclado e do SO, conforme mostrado na exemplo a seguir. As configurações de teclado e localidade do sistema operacional serão adicionadas como macros em uma etapa posterior.
    <keyboard>
    <keymap></keymap>
    </keyboard>
    <language></language>
    Nota
    Ao usar um arquivo sem supervisão personalizado, o XClarity Administrator não fornece vários dos recursos normais disponíveis quando você usa um arquivo sem supervisão predefinido. Por exemplo, os destinos <DiskConfiguration>, <ImageInstall>, <ProductKey> e <UserAccounts> para administrador, <Interfaces> para acesso à rede e <package> lista para recursos de instalação devem ser especificados no arquivo sem supervisão personalizado que está sendo transferido por upload.

    Para importar o arquivo sem supervisão personalizado, conclua estas etapas.

    1. Clique na guia Arquivos sem supervisão.

    2. Clique no ícone Importar (Ícone de Importar).

    3. Clique em Importação Local.

    4. Selecione SLES do sistema operacional.

    5. Clique em Procurar para localizar e selecionar o arquivo sem supervisão a ser importado (por exemplo, SLES_locale_customUnattend.xml).

    6. Clique em Importar para fazer o upload do arquivo no repositório de imagens do SO

  4. Associar o arquivo sem supervisão personalizado com o arquivo de configurações personalizadas e inclua as predefinidas e personalizadas macros necessárias (configurações) do arquivo de definições de configuração no arquivo sem supervisão. Para obter mais informações, consulte Associando um arquivo sem supervisão a um arquivo de configuração e Inserindo macros predefinidas e personalizadas para um arquivo sem supervisão.
    Dica
    Como opção, você pode associar o arquivo sem supervisão personalizado com o arquivo de definições de configuração personalizado e adicionar macros ao importar o arquivo sem supervisão.
    1. Na guia Não supervisionar arquivos, selecione o arquivo com supervisão personalizado (por exemplo, SLES_locale_customUnattend.xml).

    2. Clique no ícone Associar um arquivo de configuração (Ícone de Associar um arquivo de configuração) para exibir a caixa de diálogo Associar um arquivo sem supervisão.

    3. Selecione o arquivo de configuração para associar ao arquivo sem supervisão (por exemplo, SLES_locale_customConfig).

    4. Adicione as macros predefinidas necessárias para o arquivo sem supervisão.

      1. Selecione Predefinido da lista suspensa Macros disponíveis.

      2. Coloque o cursor no arquivo assistido em qualquer lugar após a linha 1 (após a marca <xml>).

      3. Expanda a lista predefinida > unattendSettings na lista de macros predefinidas disponíveis.

      4. Clique em macros preinstallConfig e postinstallConfig para adicionar as macros.

      Exemplo:

      <?xml version="1.0"?>
      <!DOCTYPE profile SYSTEM "/usr/share/YaST2/include/autoinstall/profile.dtd">
      #predefined.unattendSettings.preinstallConfig#
      #predefined.unattendSettings.postinstallConfig#
      <profile xmlns="http://www.suse.com/1.0/yast2ns" xmlns:config="http://www.suse.com/1.0/configns">
    5. Adicione a macro personalizada para especificar a localização do sistema operacional.

      1. Selecione Personalizada da lista suspensa Macros disponíveis

      2. Coloque o cursor após a marca <language>.

      3. Expanda configurações do servidor > na lista de macros personalizadas disponíveis e, em seguida, clique em localização para adicionar a macro de localização do SO.

      Exemplo:

      <language>#server-settings.node.locale#</language>
    6. Adicione a macro personalizada para especificar a localização do teclado.

      1. Coloque o cursor após a marca <keymap>.

      2. Expanda configurações do servidor > na lista de macros personalizadas disponíveis e, em seguida, clique em keyboardLocale para adicionar a macro localização do teclado.

      Exemplo:

      <keyboard>
      <keymap>#server-settings.node.keyboardLocale#</keymap>
      </keyboard>
    7. Adicione a macro personalizada para especificar os endereços IP do servidor NTP.

      Neste cenário, o arquivo de definições de configuração personalizado usa um modelo para especificar zero a três servidores NTP. Ao usar modelos no arquivo de definições de configuração, macros que estão associadas com modelo não são exibidas na caixa de diálogo Associar arquivo sem supervisão. Em vez disso, você deve editar manualmente o arquivo sem supervisão e adicionar as macros e marcas apropriadas.

      Por exemplo, para incluir três servidores NTP, você deve adicionar as seguintes marcas e macros ao arquivo sem supervisão. Essas marcas e macros já existem no arquivo sem supervisão de exemplo para esse cenário.

      <ntp-client>
      <configure_dhcp config:type="boolean">false</configure_dhcp>
      <peers config:type="list">
      <peer>
      <address>#server-settings.ntpserver1#</address>
      <initial_sync config:type="boolean">true</initial_sync>
      <options></options>
      <type>server</type>
      </peer>
      <peer>
      <address>#server-settings.ntpserver2#</address>
      <initial_sync config:type="boolean">true</initial_sync>
      <options></options>
      <type>server</type>
      </peer>
      <peer>
      <address>#server-settings.ntpserver3#</address>
      <initial_sync config:type="boolean">true</initial_sync>
      <options></options>
      <type>server</type>
      </peer>
      </peers>
      <start_at_boot config:type="boolean">true</start_at_boot>
      <start_in_chroot config:type="boolean">true</start_in_chroot>
      </ntp-client>
    8. Clique em Associar para associar os arquivos e salvar as alterações no arquivo sem supervisão.

  5. Crie um perfil de imagem do SO personalizado que inclui as definições de configuração personalizadas e arquivos não atendidos. Para obter mais informações, consulte Criando um perfil da imagem do SO personalizada.
    1. Clique na guia Imagens do SO.

    2. Selecione o perfil de imagem de SO a ser personalizado (por exemplo, Basic).

    3. Clique no ícone Criar (Ícone de Criar) para exibir a caixa de diálogo Criar Perfil Personalizado.

    4. Na guia Geral:

      1. Insira um nome para o perfil (por exemplo, SLES personalizada de idioma do SO e teclado e servidor NTP).

      2. Use o valor padrão para o campo Caminho de dados e arquivo personalizado.

      3. Selecione Arquivos de definições de configuração e sem supervisão associados para o tipo de personalização.

      4. Clique em Avançar.

    5. Na guia Opções de Driver, clique em Próximo. Os drivers de dispositivo de entrada são incluídos por padrão.

    6. Na guia Software, clique em Próximo.

    7. Na guia Não supervisionar arquivos, selecione o arquivo sem supervisão (por exemplo, SLES_locale_customUnattend.xml) e clique em Avançar.

      O arquivo de definições de configuração associados é selecionado automaticamente.

    8. Na guia Scripts de instalação, clique em Próximo.

    9. Na guia Resumo, revise as configurações.

    10. Clique em Personalizar para criar o perfil de imagem do SO personalizado.

  6. Implante o perfil de imagem do SO personalizado no servidor de destino. Para obter mais informações, consulte Implantando uma imagem do sistema operacional.
    1. Na barra de menu do XClarity Administrator, clique em Fornecimento > Implantar imagens de SO para exibir a página Implantar Sistema Operacional: Implantar Imagens do SO.

    2. Para cada servidor de destino:

      1. Selecione o servidor.

      2. Clique em Alterar Selecionado > Configurações de Rede e especifique o nome do host, endereço IP, as configurações de DNS, MTU e VLAN para o servidor.

        Dica
        As configurações de VLAN estão disponíveis apenas quando o modo VLAN é definido em Configurações Globais > Atribuição de IP > Usar VLANs.
      3. Selecione o perfil da imagem do SO personalizada (por exemplo, <base_OS>|<timestamp>_SLES personalizado para idioma do SO e do teclado e servidor NTP) na lista suspensa na coluna Imagem para implantação

        Nota
        Certifique-se de que todos os servidores de destino usem o mesmo perfil personalizado.
      4. Selecione o local de armazenamento preferencial onde você quer implantar a imagem do sistema operacional na coluna Armazenamento.

        Nota
        Para garantir que as implantações do sistema operacional foram feitas com êxito, remova qualquer armazenamento do servidor gerenciado, exceto o armazenamento que será escolhido para a implantação do sistema operacional.
      5. Verifique se o status da implantação para o servidor selecionado é Pronto.

    3. Selecione todos os servidores de destino e clique no ícone Implantar imagem (Ícone de Implantar imagem) para iniciar a implementação do sistema operacional.

    4. Na guia Configurações personalizadas, clique na subguia Sem supervisão e definições de configuração e selecione o arquivo de definições de configuração personalizado (por exemplo, SLES_locale_customConfig).

      Nota
      O arquivo sem supervisão personalizado associado é selecionado automaticamente.

      Ilustra a caixa de diálogo Implantar imagens do SO para selecionar o arquivo de configuração personalizada.
    5. Na subguia Configurações específicas do servidor, selecione o servidor de destino, o código do idioma do SO e o código do idioma do teclado.

    6. Na subguia Configurações comuns, clique em Adicionar para especificar o endereço IP até três de servidores de NTP.

    7. Na guia Resumo, revise as configurações.

    8. Clique em Implantar para implantar o sistema operacional.